A minha Lista de blogues

sábado, 14 de novembro de 2020

As Riquíssimas Horas do Duque de Berry




As Riquíssimas Horas do Duque de Berry é um livro de horas ricamente ilustrado com iluminuras. Os Livros de Horas (ou Livro Missal), na Idade Média, continham o calendário das festas e dos santos, assim como orações. Este foi encomendado por João, duque de Berry  aos irmãos Limbourg (Herman, Jean e Paul) os maiores miniaturistas da época, que o criaram entre 1412 e 1416. Quando os pintores e o patrocinador morreram em 1416, provavelmente de uma epidemia de praga, o manuscrito ficou incompleto. Foi o pintor Jean Colombe que o  finalizou, entre 1485 e 1489 por encomenda de Carlos I, Duque de Saboia. Depois de três séculos esquecido, o livro, que se encontra no Musée Condé, em Chantilly, França, tem sido reconhecido como uma obra prima de iluminuras, do período medieval tardio. 
Metade do livro são páginas inteiras de miniaturas, as quais oferecem uma vívida representação da vida senhorial da Europa no século XV. De salientar o riquíssimo calendário com os 12 meses do ano, ilustrados pelas atividades agrícolas de cada estação: 
  
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JULHO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO

Hoje, tive uma tarde muito entretida a observar os detalhes do calendário e de seguida comparei-os com a Bíblia dos Jerónimos, produzida na última década do século XV em Florença para o futuro rei D. Manuel I de Portugal, também decorada com iluminuras luxuosas e requintadas. Foi legada por aquele monarca em testamento ao Mosteiro dos Jerónimos, onde permaneceu até o século XIX. Hoje em dia está guardada no arquivo nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_Duc_de_Berry consultado em 14 de novembro de 2020

https://www.wga.hu/html_m/l/limbourg/index.html consultado em 14/11/2020

A Bíblia dos Jerónimos. Estudos de Martim Albuquerque e Arnaldo Pinto Cardoso. Fotografia de Massimo Listri. Bertrand Editora / FMR. 1ª edição Novembro 2004

                                                                                                                                                                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário