terça-feira, 30 de novembro de 2021

Barbados, a República mais jovem do Mundo

 



A partir de hoje Barbados, que se tornara independente há precisamente 55 anos, com Isabel II como chefe de estado passou a ser uma república.

A governadora geral, desde 2008, Sandra Mason, tornou-se a primeira Presidente, substituindo a Rainha.


O Príncipe Carlos assistiu à cerimónia de transição do país para uma república e reiterou os laços entre as duas nações, apesar da mudança. Descreveu o momento como "um novo começo" e recebeu da nova presidente a condecoração da Ordem da Liberdade dos Barbados. A Rainha, em mensagem enviada desejou os seus mais calorosos desejos de felicidade, paz e prosperidade no futuro, afirmando ainda que a nação ocupa um lugar especial no seu coração.

A cantora Rihanna, nascida nos Barbados, também esteve presente.




Recordei uma passagem por Barbados onde estive na mesma sala da fotografia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

3ª Dose Vacina Anti-Covid

 


Hoje levei a 3ª dose da Vacina anti-covid. Tal como das outras vezes tudo muito bem organizado. O que demorou mais foi acrescentar o meu apelido ao registo, pois só constavam os meus nomes próprios: MARIA TERESA. 

domingo, 28 de novembro de 2021

A Coroa do Advento


O tempo do Advento tem a duração de quatro semanas. Este ano, vai de 28 de novembro a 24 de dezembro de 2021.Simboliza a preparação das pessoas para receber o Natal.


A coroa do Advento representa o Natal e é colocada nas igrejas ou em casa durante aquele período. É uma tradição alemã que se enraizou no século XIX. É formada por ramos verdes, onde são colocadas quatro velas nas seguintes cores: verde (esperança), vermelha (amor), roxa (alegria) e branca (paz). No primeiro domingo só é acesa uma vela, no segundo domingo a anterior e uma segunda e assim por diante até que todas estejam acesas no último domingo do Advento. Há quem coloque 5 velas, sendo a última acesa no dia de Natal.


Tenho preferência por uma coroa com as velas de uma só cor ou vermelhas ou brancas.

As fotografias são da net

O Estreito de Magalhães

A 28 de novembro de 1520, a pequena frota comandada por Fernão de Magalhães (1480-1521) deixou o estreito, que passou a ser chamado Estreito de Magalhães e entrou no Oceano Pacífico. Foi a primeira expedição europeia a atravessar o maior oceano da Terra.

Travessia do Estreito
de Magalhães
( 2007)

Estátua de Fernão de Magalhães na Praça do Chile,
em Lisboa, (1950) da autoria do escultor chileno Guilherme Córdoba. 
É uma réplica da que existe em Punta Arenas


Estátua de Fernão de Magalhães em Punta Arenas (Chile)


Aquele navegador português organizou, com o financiamento dos reis de Espanha, a primeira viagem de circum-navegação da história do mundo (1519-1522), a qual foi terminada por Sebastião Elcano, visto que Fernão de Magalhães morreu no decorrer de uma batalha nas Filipinas.

O pinguim-de-magalhães, espécie que habita as zonas costeiras da Argentina, Chile e Maldivas, foi mencionado pela primeira vez pelo explorador português Fernão de Magalhães, que o avistou em 1520. É um animal ao qual acho graça (O Dia Mundial do Pinguim é celebrado a 25 de abril).

500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Neve de Outono

 









Hoje, caiu a primeira neve desta estação, aqui em Bratislava.

Agora até apetece ficar em casa...

Flores e Arte : Frida Kahlo

 

Magnolias (1945)







"Pinto flores para que elas não morram"

Frida Kahlo (1907-1954)


quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Vacinação na Europa


 Portugal. Controlar a Pandemia- Conselho de Ministros, 25 de novembro de 2021

O Thanksgiving e o melhor da América



Os recentes confinamentos aqui na Eslováquia e na vizinha Áustria preocupam-me de novo. Esta maldita epidemia, que não há meio de passar!! Depois estou muito aborrecida em casa. Hoje até tinha planeado ir às compras a um centro comercial aberto recentemente para tentar encontrar algumas prendas de Natal para os netos e uns acabamentos para decorar a pequena Árvore de Natal aqui na Eslováquia, pois este ano os meus filhos vão passar as festas com os sogros e, portanto, não vou fazer decorações em Lisboa...

Lembrei-me então que hoje é o Dia de Ação de Graças nos EUA. E daqui a poucas horas (na Eslováquia são mais 6 horas do que na costa leste da América) começa lá o grande movimento: nas casas para acabar os tradicionais pratos festivos, como o sempre indispensável peru, para receber  familiares e pessoas amigas; nos aeroportos e ainda nas estradas, porque importa sair cedo para evitar os engarrafamentos. Tudo isto para que a família e amigos íntimos possam estar juntos num grande almoço, cuja finalidade original foi dar graças pelo sucesso das colheitas.

Depois de quase dois anos de pandemia todos temos muito a agradecer. De facto, se refletirmos, quantas famílias terão lugares vagos à mesa por conta desta epidemia, que já fez mais de cinco milhões de mortos em todo o mundo?

Para mim o Dia de Ação de Graças são os Estados Unidos da América no seu melhor: uma grande festa sem troca de prendas, como é o Natal. Nada tenho contra o Natal, bem pelo contrário- adoro decorações de Natal e a distribuição de prendas, principalmente agora que tenho netos revela-se ainda maior alegria participar na abertura dos presentes com a família toda junta. No entanto, creio que faz falta uma festa para estarmos juntos sem haver a preocupação de escolher prendas adequadas para diversas pessoas.

Vivi nos EUA de setembro de 1999 a junho de 2005 e essa estadia deixou-me muitas recordações (positivas e também negativas).

Não gostei de aspetos que me parecem desagradar a qualquer europeu: a diferença de oportunidades entre as diversas comunidades étnicas, um sistema de justiça que não aboliu ainda a pena de morte, a facilidade de aquisição de armas, um sistema de saúde caro, que mais acentua as desigualdades sociais, a falta de uma cultura média universal (de forma geral são muito autocentrados, conhecendo só factos relacionados com o seu país), a má alimentação de muitos, o que provoca casos de obesidade mórbida e a quase obrigatoriedade de dar uma boa gorjeta nos restaurantes (os empregados vivem disso, porque os ordenados são baixos).

Todavia, os norte-americanos são das pessoas mais "resilientes" que conheço, para usar uma palavra na moda em Portugal. Quem não assistiu já na televisão a famílias terem ficado sem nada devido a incêndios ou fenómenos naturais e manterem um espírito positivo, que há que recomeçar de novo (sem subsídios)!? São amigáveis, gostam de ajudar o próximo. Têm grande cultura cívica, existindo muitas organizações influentes e ativas da chamada "sociedade civil", capazes de se repercutirem nos meios de informação, cuja liberdade é intocável. Infelizmente, sofreram uma grande catástrofe, quando eu lá vivia (o terrível atentado de 11 de setembro de 2001); serviu, porém, para criar um forte espírito de unidade entre toda a gente. Quando é preciso, nunca vi criar-se um fundo de ajuda com tanta rapidez e eficiência, mesmo independentemente de entidades públicas.

Depois a política é de grande proximidade com os cidadãos. Dispõe de alguns dos melhores museus a nível mundial, apesar de ser um país novo. Aliás, a casa de uma figura histórica, facilmente se torna museu através da multiplicidade das doações de mobiliário e vestuário da época. Revelam-se igualmente notáveis os imensos espaços florestais sempre bem cuidados e, por ser um território tão vasto, existe grande diversidade de parques naturais. Quanto a comidas? Evidentemente, encontra-se de tudo, porém recordo com gosto os melhores hot dogs do mundo com relish (em Nova Iorque) e o delicioso Virgínia ham... E, claro está, os fabulosos shows da Broadway em Manhattan, as orquestras sinfónicas e os respetivos programas e vi sempre, por todas as vilas por onde passei, bibliotecas públicas a funcionar.

Jon Sopel @bbcjonsopelon Twitter:The America I give thanks for (as I depart)





quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Eslováquia em confinamento

 

A partir de amanhã a Eslováquia entra em confinamento por duas semanas. O estado de emergência é por 90 dias (mais de 10 000 casos e 71 mortes, hoje, quando a taxa de vacinação é inferior a 50%).

Aquilo que receava desde o início da semana com os casos de covid a aumentar e o mercado de natal, que deveria abrir no próximo fim de semana, a ser cancelado, confirmou-se hoje...triste.

sábado, 20 de novembro de 2021

Mercado de Natal no Palácio Hof




O Palácio Hof fica em Marchfeld, na Baixa Áustria, perto da fronteira da Eslováquia. Pertenceu ao Príncipe Eugénio de Sabóia (1663-1736) marechal do Sacro-Império Romano e um dos melhores estrategas da sua época - com as suas vitórias garantiu aos Habsburgos a possibilidade de se estabelecerem na Itália e na Europa Central e Oriental. Pelo seu desempenho, especialmente na Batalha de Belgrado, foi-lhe dedicada a canção "Príncipe Eugénio, o nobre cavaleiro".

 


A sua estátua está no Hall dos Generais do Museu Militar de Viena, onde também lhe é dedicada a primeira sala.

Depois de comprar o palácio em 1726, mandou remodelá-lo para servir de pavilhão de caça. Mais tarde a Imperatriz Maria Teresa adquiriu-o e ofereceu-o ao marido. Sofreu muitas alterações até a atualidade e passou a integrar as propriedades do Império.


O mercado de natal é uma tradição. Infelizmente a partir do próximo fim de semana vai estar fechado devido às renovadas restrições e medidas de confinamento.







A maior parte das barracas vendia comidas e o famoso Glühwein também lá estava. Gostei das mesas em formato de árvore de Natal.
Também havia artesanato. 


da Índia- cabaça com figuras em palha de milho


árvore da Hungria (Pipacs Kerámia)


Cavalinho da Ucrânia

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

32 anos da Revolução de Veludo


A Google lançou um novo Doodle na Eslováquia, nesta quarta-feira, 17 de novembro, em homenagem à Revolução de Veludo. 


No dia 17 de novembro de 1989, a polícia reprimiu violentamente uma manifestação estudantil em Praga, no Dia Internacional dos Estudantes, que marcava os 50 anos da invasão nazi, em 1939, quando 1200 estudantes foram feitos prisioneiros e 9 mortos (origem da criação deste dia como Dia Internacional dos Estudantes, em 1941). A repressão desencadeou uma série de manifestações populares, tornando-se também um movimento geral de repúdio e condenação das autoridades comunistas checoeslovacas. Com o colapso de outros governos comunistas e o avassalador aumento dos protestos de rua, o Partido Comunista da Checoslováquia anunciou o desmantelamento do governo.


Pouco depois, Alexander Dubček foi eleito Presidente do Parlamento; e Václav Havel, dramaturgo checo e conhecido dissidente contra o regime comunista, que saíra da prisão por motivos políticos poucas semanas antes e assumira papel de liderança da revolução, tornou-se o Presidente da República da Checoslováquia. Esta transição não violenta de poder passou a chamar-se  Revolução de Veludo ou Revolução Gentil (na Eslováquia).

Em 1993, dá-se a dissolução da Checoslováquia e criação de duas repúblicas independentes:  a Checa e a Eslováquia. 

Na segunda-feira desta semana assisti a um concerto em Bratislava na famosa Sala dos Espelhos do Palácio Primacial, com obrigatoriedade de mostrar o certificado de vacinação e usar máscara. Gostei muito do programa:
Concerto para 2 violinos e orquestra de cordas de Bach 
Concerto para Piano e orquestra de Haydn



As jovens violinistas e a pianista.


Haydn. Concerto para Piano e orquestra




Bom feriado!

Šťastné prázdniny!

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Adaptações dos clássicos de Charles Dickens



Se há hábito que se instalou cá em casa com a pandemia foi o das compras online. Os livros encomendados ao RU podem agora trazer complicações e demoras na alfândega, mas os DVDs britânicos têm chegado muito rapidamente, até porque a última proveniência não é daquele país. 
Espero que o próximo inverno seja mais suave em restrições, mas infelizmente ainda há muitas pessoas que se recusam a vacinar e, por exemplo, ontem na Áustria (este país tem um índice baixo de vacinação, comparado com Portugal - que ronda os 88%) passaram a vigorar medidas de confinamento para os não-vacinados: proíbidos de ir a restaurantes ou a espetáculos, nem ao cabeleireiro...

Os casos de covid estão a aumentar um pouco em todo o lado, com maior incidência na Europa central.
Amanhã é feriado aqui, em Bratislava, mas resolvemos não ir a Viena.Tinha planeado uma ida a Graz, na Áustria, a segunda maior cidade do país e capital da Styria, famosa também pelos seus mercados de Natal, mas já não vamos.

Ficamos em casa a rever Dickens (que não é lá muito alegre, diga-se) em excelentes adaptações da BBC. Já vi Little Dorrit, que nunca tinha lido e gostei muito. É com a atriz Claire Foy, que fez o papel de Rainha na primeira época da série Crown na Netflix e com muitos outros atores bem conhecidos. A critica social é muito forte, uma marca de Dickens. Faz-nos interrogar, porque é que por pequenas dividas podemos ficar presos em Marshalsea, enquanto que os grandes corruptos da sociedade, no setor das finanças, continuam em liberdade...No Circumlocution office, a burocracia dos serviços de estado é também duramente criticada...


Da segunda caixa também já vi Martin Chuzzlewit, a história de uma familia que espera herdar a fortuna do avô. A representação do hipócrita vilão Seth Pecksniff por Tom Wilkinson é incomparável.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Estátua de Mário Soares


 Estátua de Mário Soares do escultor Leonel Moura nos jardins do Palácio de Belém: Mário Soares regressa a Belém"


Conheci pessoalmente Mário Soares na residência da Embaixada de Portugal na Turquia, por ocasião da visita do Presidente da República a esse país. Recordo-me de ser um ótimo contador de histórias e ter muito humor. Estava sentada à sua frente e quando me fez uma pergunta; fiquei um pouco embaraçada, mas ele, amavelmente, pôs-me à vontade...




https://www.facebook.com/museupr/


domingo, 14 de novembro de 2021

Recordar Alexander Dubček




Este mês comemora-se o 100º aniversário do nascimento de Alexander Dubček (27/11/1921- 7/11/1992), político reformista eslovaco, protagonista do movimento "Socialismo com Face Humana". 





Quando se tornou líder do Partido Comunista da Checoslováquia, em 1968, tentou  democratizar o Estado e as estruturas internas do seu partido e abrir o país ao ocidente, na chamada Primavera de Praga. Transformou-se assim num símbolo de mudança, não só no seu país como em ambos os lados da Cortina de Ferro.


A invasão de 250,000 tropas e 4,600 tanques do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Bulgária, Hungria e RDA) acabaram efetivamente com as reformas de liberalização de Alexander Dubček conhecidas como Primavera de Praga

Esse período de tentativa de humanização e abertura  de um regime comunista durou de 5 de Janeiro a 21 de agosto de 1968, quando a União Soviética e outros membros do Pacto de Varsóvia invadiram a então Checoslováquia para erradicar a experiência. Tinham medo que o espírito reformista do líder checoslovaco contagiasse os outros países europeus sob regimes comunistas. Implicou o fim da carreira politica de Dubček, condenando-o ao isolamento durante 20 anos. Dubček introduziu também a reforma constitucional, criando, formalmente, no seio da Checoslováquia, duas repúblicas separadas (Checa e Eslováquia). Foi a única reforma que sobreviveu ao fim da Primavera de Praga.


Václav Havel, presidente da república Checa e Alexander Dubček .

Em  1989,  foi aclamado em Praga por milhares de compatriotas. Inspirador das mudanças democráticas, foi feito presidente do Parlamento checoslovaco. Infelizmente, a sua vida política no novo regime durou pouco, pois morreu em 1992, em consequència de um desastre de viação ocorrido na estrada entre Bratislava e Praga. Foi enterrado em Bratislava, onde nasceu, um ano antes da Eslováquia ter proclamado a sua independência e dessa maneira provocar o desaparecimento da Checoslováquia.



O livro Alexander Dubček, O Símbolo da Primavera apresenta a biografia do político, que foi uma figura-chave na história moderna da Eslováquia e uma inspiração para todos os europeus.

 Alexander Dubček e a Politica com Face Humana prova que que o pensamento  politico de Alexander Dubček e a sua atividade no conturbado ano de 1968 ainda pode servir de inspiração atualmente.


Moedas comemorativas do 100º aniversário de nascimento de Alexander Dubček.


Nota: Todas as fotografias foram retiradas da net (exceto as dos livros e moedas).

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Dia de São Martinho


Escultura de São Martinho e o Mendigo de Georg Rafael Donner, na Catedral de São Martinho em Bratislava.


Na coroação da Imperatriz Maria Teresa de Áustria  como "Rei" da Hungria, em 1741, em Pressburg, hoje em dia Bratislava, vê-se que a estátua de São Martinho estava colocada no altar principal...

Outra gravura da coroação de Maria Teresa, na procissão que decorreu a seguir à cerimónia. Vê-se a catedral junto à fortificação da cidade, perto do Castelo.




 Estão na biografia, que estou a ler.




A Catedral hoje em dia


Feliz Dia de S. Martinho com castanhas e jeropiga!