A minha Lista de blogues

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Um carro histórico...


No Museu de História Militar de Viena (Heeresgeschichtliches Museum)



O museu foi mandado construir pelo imperador Francisco José no centro do Arsenal, um enorme complexo militar. O objetivo era servir de testemunho dos grandes sucessos militares do império. Abriu em 1856 e é o maior e mais antigo edifício do mundo construído para essa finalidade. Cobre cerca de 400 anos de história, desde a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) até o fim da monarquia dos Habsburgos, no final da I Grande Guerra e  ainda o período da república e ditadura, de 1918 a 1945.




Além do imponente edificio, a entrada com o Hall dos Generais não deixa ninguém indiferente. São 56 estátuas em mármore de Carrara com 1,86m de altura com o nome do militar que cada uma representa. 
















Uma escadaria com o busto do imperador leva-nos aos salões de exposição com armas, armaduras, tanques, canhões, carros, aviões, uniformes, bandeiras, pinturas, medalhas, fotografias e documentos, incluindo jornais.









As salas com parte da História, que não estou familiarizada vi mais de relance e até aproveitei para me sentar um pouco, mas o que dizia respeito ao Imperador e ao começo da Grande Guerra tomei mais atenção, nomeadamente o assassinato do herdeiro do trono Francisco Ferdinando e da sua mulher em Sarajevo, o que veio a espoletar a guerra. Não sabia que o carro, a maca, onde foi declarado morto, o  uniforme e até pistolas de alguns dos assassinos, estavam em exposição no museu. Trata-se de uma mostra tétrica, sobretudo pelo seu detalhe, mas plena de significado, porque talvez nunca tenha havido na História um atentado com tão trágicas consequências.





O carro de Sarajevo



Aliás, as últimas décadas do Império Habsburgo foram marcadas por dramas e tragédias familiares. O Arquiduque assassinado em Sarajevo só era o herdeiro do trono devido ao suicídio (tragédia ou incidente como é habitualmante denominado) em Mayerling, do filho Rudolfo do Imperador Francisco José e da sua mulher Isabel da Baviera (a famosa Sissi).

Rudolfo



O Imperador Francisco José e a Imperatriz


Sobre Viena:



1 comentário: