Este mês comemora-se o 100º aniversário do nascimento de Alexander Dubček (27/11/1921- 7/11/1992), político reformista eslovaco, protagonista do movimento "Socialismo com Face Humana".
Quando se tornou líder do Partido Comunista da Checoslováquia, em 1968, tentou democratizar o Estado e as estruturas internas do seu partido e abrir o país ao ocidente, na chamada Primavera de Praga. Transformou-se assim num símbolo de mudança, não só no seu país como em ambos os lados da Cortina de Ferro.
A invasão de 250,000 tropas e 4,600 tanques do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Bulgária, Hungria e RDA) acabaram efetivamente com as reformas de liberalização de Alexander Dubček conhecidas como Primavera de Praga
Esse período de tentativa de humanização e abertura de um regime comunista durou de 5 de Janeiro a 21 de agosto de 1968, quando a União Soviética e outros membros do Pacto de Varsóvia invadiram a então Checoslováquia para erradicar a experiência. Tinham medo que o espírito reformista do líder checoslovaco contagiasse os outros países europeus sob regimes comunistas. Implicou o fim da carreira politica de Dubček, condenando-o ao isolamento durante 20 anos. Dubček introduziu também a reforma constitucional, criando, formalmente, no seio da Checoslováquia, duas repúblicas separadas (Checa e Eslováquia). Foi a única reforma que sobreviveu ao fim da Primavera de Praga.
Václav Havel, presidente da república Checa e Alexander Dubček .
Em 1989, foi aclamado em Praga por milhares de compatriotas. Inspirador das mudanças democráticas, foi feito presidente do Parlamento checoslovaco. Infelizmente, a sua vida política no novo regime durou pouco, pois morreu em 1992, em consequència de um desastre de viação ocorrido na estrada entre Bratislava e Praga. Foi enterrado em Bratislava, onde nasceu, um ano antes da Eslováquia ter proclamado a sua independência e dessa maneira provocar o desaparecimento da Checoslováquia.
O livro Alexander Dubček, O Símbolo da Primavera apresenta a biografia do político, que foi uma figura-chave na história moderna da Eslováquia e uma inspiração para todos os europeus.
Alexander Dubček e a Politica com Face Humana prova que que o pensamento politico de Alexander Dubček e a sua atividade no conturbado ano de 1968 ainda pode servir de inspiração atualmente.
Nota: Todas as fotografias foram retiradas da net (exceto as dos livros e moedas).
Sem comentários:
Enviar um comentário