sexta-feira, 26 de julho de 2024

Dia dos Avós

 



A minha Mãe (1918-2001) com as minhas duas avós: a avó materna, Maria (1892-1975) à direita e a avó Rosa (1883-1967). Nunca conheci os avôs Alexandre, que morreu quando a minha mãe tinha 3 anos e Manuel, que morreu quando o meu pai tinha 14 anos. 



Da avó Rosa não tenho tantas recordações, pois desde que o meu pai morreu, em 1964, deixou de vir a nossa casa, pois não conseguia suportar a ideia de ele não estar lá. Diziam que era muito vaidosa e teve um enxoval rico, do qual ainda guardo algumas camisas de noite. 


como esta que já  mostrei no post Camisas de noite antigas



Ou este bordado de uma toalha de banho do meu avô do post Banho à antiga... com reportagem fotográfica.


Eu gosto de guardar estas preciosidades e tanto eu como a minha filha usámos as camisas de noite da minha avó Rosa depois do nascimento dos filhos.

A avó Maria era mais austera. Ficou viúva muito cedo e educou três filhas sozinha. Teve de ir trabalhar para a telefónica dos CTT, que fazia as chamadas entre ilhas, para o continente e internacionais via Marconi e talvez por essa razão gostava de estar sempre informada e lia, diariamente, os dois únicos jornais publicados na Madeira.Vivia connosco e tenho ótimas recordações das histórias que contava quando eu ia para o seu quarto.


A Biblia da minha avó Maria







Santa Ana e a Virgem, século XVIII no Museu Carlos Reis em Torres Novas










Em 2017, quando fiz 60 anos, fui avó pela primeira vez. Agora tenho 5 netos, uma escadinha: 7 anos, 6, 5, 4 e 2 meses.



Desenhos do ano passado dos netos mais velhos 



Sem comentários:

Enviar um comentário