quarta-feira, 30 de outubro de 2024

No Monte Saint-Michel



Por vezes as melhores fotografias de um passeio surgem sem termos planeado. Esta aconteceu à saída, no autocarro (felizmente o vidro não estava sujo).

Há muito tempo que dizia que tinha de visitar o monte Saint Michel. Com a ida a Paris chegou a oportunidade. Segundo nos informámos, há excursões diárias a partir de Paris. O local de encontro não é o mais central, mas fomos até lá de metro. A partida é às 7 horas da manhã, o que significa ligar o despertador bem cedo. No caminho apanhámos muito trânsito, porque numa parte do percurso estavam a alcatroar a estrada e só chegámos ao meio-dia. O autocarro estaciona num parque de estacionamento e depois vai-se de shuttle até à entrada (a pé são 45 minutos). Ficámos na "ilha" até âs 15.45h , tempo suficiente para subir os 300 degraus para chegar à abadia, lá bem no alto. Estava muita gente incluindo crianças e adolescentes em idade escolar (fizemos a visita numa terça-feira). Quando chegámos nem se via o cimo do monte, devido ao nevoeiro, porém, felizmente, o  tempo melhorou e de cinzento o céu passou a azul.

Como dizia o guia: na Normandia habitualmente vivemos as 4 estações num só dia...(nos Açores diz-se o mesmo...).



O Monte Saint Michel fica na "fronteira" entre a Bretanha e a Normandia. Já tinha visitado esta região do norte da França, quando estive em Rouen, a sua capital e fomos conhecer também a bela vila de  Honfleur, as praias do desembarque e Bayeux.


Andámos sempre por caminhos com bonitas paisagens e com muito gado.





As bolas nas árvores são mistletoe (visco)


No Monte Saint Michel só há uma rua, estreita, mas cheia de comércio e restaurantes. 

Comprei uns panos do verdadeiro "jacquard français"...



 
No cimo do mosteiro a imagem dourada de S. Miguel








O Mont Saint Michel está representado nas célebres tapeçarias de Bayeux do séc XI.
The Bayeux Tapestry pag 19.




Le mont St-Michel
22 outubro 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário