A minha Lista de blogues

terça-feira, 10 de março de 2020

Origem da expressão "sem eira nem beira"


No período colonial, uma casa com Eira, Beira e Tribeira.

As eiras (balcões) construídas na parte superior das casas para protegê-las da chuva compunham as casas das famílias ricas de origem portuguesa no Brasil (em Portugal a eira era o terreiro ao lado das casas, onde eram recolhidos os cereais para os secar, malhar ou limpar).

A beira era o prolongamento do telhado para proteger as pessoas no balcão.

A tribeira era a terceira camada de telhas (de cima para baixo). Antigamente quem tinha as três fileiras eram os mais ricos, os que tinham duas seriam a classe média e os de uma só eram pobres; daí vem a expressão "sem eira nem beira". Assim, até as telhas davam para ver o estatuto social do dono da casa...


Sem comentários:

Enviar um comentário