Brad Tonner. Butler Flat Light |
"Ao identificar um sinal luminoso no mar, junto ao Canadá, o comandante de um navio americano comunicou pela rádio: "É favor alterarem o vosso curso 15 graus para norte para evitar a colisão com a nossa embarcação".
Os Canadianos responderam: "Recomendamos mudarem o vosso curso 15 graus para sul".
Furioso, o comandante americano respondeu: "Sou capitão de um navio da Marinha americana. Repito, mudem o vosso curso imediatamente".
O canadiano insistiu: " Continuamos a sugerir que o navio da Marinha americana mude o seu curso atual..."
O comandante americano, já fora de si, berrou ao microfone: "este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e vários navios de apoio e exijo que mudem o vosso curso 15 graus para norte. Se constatarmos que a vossa luz se mantém onde está, tomaremos medidas para garantir a segurança dos nossos navios, nem que seja preciso passar-vos por cima".
Ao que o canadiano calmamente respondeu: "Se quiser passar por cima, passe. Faça como quiser. Este é um farol da costa do Canadá, "over" ".
Este extracto foi apresentado por Mário Cordeiro no seu livro Educar com Amor ( A Esfera dos livros 6ª edição, pag 122) no capítulo sobre a arrogância.
Embora não acredite que seja uma história verídica, exemplifica bem uma atitude arrogante.
Nos EUA, lembro-me da professora de francês ter perguntado à minha filha na primeira semana de aulas o que é que os europeus em geral pensavam dos americanos ao que ela respondeu: "Achamos que são arrogantes... e gordos". Ao chegar a casa ainda perguntou se tinha feito mal em dizer isso...
Hoje em dia, podemos constatar quase diariamente pela TV esse tipo de atitude...
Hoje em dia, podemos constatar quase diariamente pela TV esse tipo de atitude...
Sem comentários:
Enviar um comentário