A entrada da Academia de Belas Artes com o busto do Visconde de Valmor (1837-1898), reconhecido como protector dos artistas. Instituíu um prémio anual, designado por Prémio Valmor, para o arquiteto, cuja obra se distinguisse pela qualidade e estilo arquitetónico e criou também bolsas de estudo no estrangeiro para os melhores alunos da Academia de Belas Artes.
Imponente árvore no Largo da Academia Nacional de Belas Artes.
Retrato de D. Maria II no Salão Nobre, atribuida a Joaquim Rafael
Auto-retrato do pintor Pedro Alexandrino
Grémio Literário na Rua Ivens, 37
O GRÉMIO LITERÁRIO foi criado por carta régia de D. Maria II em 18 de Abril de 1846. Alexandre Herculano foi o sócio nº 1.
Está fechado em agosto.
A Casa do Alentejo está instalada no antigo Palácio Alverca datado do século XVII, que pertencia à família Paes de Amaral, condes de Alverca. Foi construído contíguo às Portas de Santo Antão, que faziam parte da Cerca Fernandina (1373). Em 1919, vai ali funcionar o Magestic Club, um dos primeiros casinos de Lisboa. Em 1932 é arrendado ao "Grémio Alentejano", posteriormente Casa do Alentejo, que, em 1981, adquiriu o imóvel aos proprietários descendentes dos fundadores.
Em 2011, realizou-se neste local o 25º congresso da APPI. Nessa altura comprei o folheto histórico e assinalei a data...
Sala em estilo Luís XVI
Duas salas do restaurante
Almoçámos no amplo restaurante da Casa do Alentejo. Os pratos escolhidos estavam bem saborosos e o empregado era eficiente e simpático. Valeu a visita.



Sem comentários:
Enviar um comentário