No dia 18 de fevereiro celebra-se o dia dos presidentes nos EUA.
Lê aqui sobre alguns presidentes americanos.
Informa-te mais sobre este dia.
Air Force One
Air Force One é o nome de código dado a qualquer avião, que transporte o presidente dos Estados Unidos. No entanto, a maioria das pessoas liga aquela denominação ao símbolo do poder e prestígio americanos, assim como a Casa Branca ou a Estátua da Liberdade.
O primeiro presidente a usar um avião especial e privado nos atos presidenciais foi Franklin D. Roosevelt, em 1943. Depois, o Boeing 707, que serviu os presidentes Dwight Eisenhower a George H. W. Bush foi substituído pelo Boeing 747, em 1990. No entanto, tem muitas transformações, tornando-o bastante diferente dos aviões comerciais, por exemplo: pode ser reabastecido no ar e tem mais autonomia, podendo voar directamente de Washington a Tóquio; e existem cerca de 87 telefones a bordo, que podem por o presidente em ligação com qualquer pessoa no mundo. Transporta 26 membros de tripulação e 76 passageiros. A suite presidencial tem casa de banho com duche e ao lado uma mini clínica com tudo o que é essencial para fazer face a casos de emergência. Perto desta área fica o escritório do presidente, o compartimento do pessoal que trabalha diretamente com ele, uma sala de conferências, sala de trabalho com computadores e o gabinete dos serviços secretos.
Foi o presidente Kennedy, quem autorizou que o nome Air Force One (usado pelos serviços secretos encarregados de proteger os presidentes), fosse tornado público. Custa mais de 40,000 dólares por hora viajar neste avião especial.
A ocasião mais dramática vivida a bordo do Air Force One foi o momento em que o presidente Lyndon Johnson fez o juramento de tomada de posse como Presidente da República, ao lado da viúva do Presidente Kennedy, após o assassinato deste último no Texas (1963), durante a viagem de regresso a Washington.
Outro momento dramático registou-se em 11 de Setembro de 2001, o dia dos atentados terroristas em Nova Iorque, quando o presidente George W. Bush foi obrigado a utilizar o Air Force One, como refúgio e centro mais importante da presidência, para manter as comunicações com a capital entre a Florida ( região que visitava naquela data) e o estado do Louisiana, onde existia uma base aérea bem equipada, porque a residência oficial, a famosa Casa Branca poderia ser alvo de ataque terrorista.
Walsh, Kenneth T. Air Force One. A History of The Presidents and Their Planes. 1st edition. New York, Hyperion, 2003
Take a look at President Obama's plane in pictures - Air Force One: The Traveling White House.
Sem comentários:
Enviar um comentário