"A Anunciação", pintura do artista português do começo do século XV, Álvaro Pires de Évora foi adquirida ontem em Nova Iorque pelo estado português (também foi utilizado o remanescente do dinheiro doado para a compra do quadro de Domingos Sequeira A Adoração dos Magos ) por um preço final de 435 mil dólares (348 mil euros). O quadro pertenceu ao colecionador suíço Heinz Kisters (1912-1977), que o vendeu ao antigo chanceler alemão Konrad Adenauer (1876-1967) e o adquiriu de novo, mais tarde, aos herdeiros deste, chegando por herança ao atual dono.
O quadro tem 30,5 por 22 centímetros. Irá fazer parte do espólio do Museu Nacional de Arte Antiga.
O cadastro da leiloeira Sotheby's dá conta apenas de duas exposições públicas do quadro. A primeira em Estugarda, na Alemanha, em 1959, integrado numa mostra dedicada a antigos mestres e, mais tarde, na exposição "Álvaro Pires de Évora: um pintor português na Itália do Quattrocento", do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, para a Lisboa 1994 - Capital Europeia da Cultura, emprestado pelo seu proprietário.
Álvaro Pires terá saído de Portugal há 600 anos para ir para Itália. A sua pintura enquadra-se na escola italiana e as suas obra estão em Pisa, Volterra e Florença.
A única pintura de Álvaro Pires que se encontrava nas coleções nacionais - "A Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão, sob a Anunciação" - integra o acervo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Sem comentários:
Enviar um comentário