A semana passada, logo após a chegada de Munique voltei à Transilvânia. No caminho, a cerca de 10km da cidade de Sibiu, visitámos mais uma Igreja fortificada da aldeia de Cisnădioara e a vila de Cisnădie.
Cisnădioara (em alemão Michelsberg)
A Igreja fortificada, dedicada a S. Miguel, foi construída completamente em pedra em estilo românico, no século XII. Fica no cimo de uma colina com cerca de 100m de altura, bem acima da aldeia e é cercada por fortificações circulares, com uma torre à entrada. Algumas muralhas são ainda as originais.
Cisnădie (em alemão Heltau)
Cisnădie partilha a história da maior parte das vilas da Transilvânia. Sofreu ataques de mongóis, de otomanos e as pragas não a pouparam. No século XII colonizadores Saxões fixaram-se aqui. A vila prosperou no século XIX, com o Império Austro-húngaro devido à tecelagem. No século XX, construíram-se grandes fábricas. No final da II Guerra Mundial, a maior parte da população de origem alemã foi expulsa e deportada para a União Soviética. Em 1948, com o regime comunista, as fábricas foram nacionalizadas e faliram. A partir do século XXI, a situação melhorou bastante e dá gosto ver os trabalhos de reconstrução.
Sem comentários:
Enviar um comentário