No passado fim de semana fui a um centro comercial romeno, que tem um ótimo supermercado e muitas lojas tanto de marcas internacionais como romenas e vi esta mala em saldo. Não resisti à tentação de a comprar, pois parece ter sido feita de propósito para usá-la com o meu velhinho vestido de malmequeres. De vez em quando temos de nos "mimar" a nós próprias e que melhor ocasião para a estrear do que o Dia do Peru, que vai celebrar a mulher, na antiguidade peruana, com uma conferência na Biblioteca Nacional?
A Embaixadora peruana referiu-se, em primeiro lugar, à independência do Peru, há 198 anos e aos 80 anos das relações diplomáticas com a Roménia. Interessante ainda, face à distância, a menção à geminação de duas cidades: Craiova na Roménia e Arequipa no Peru.
A arqueóloga e professora peruana da Universidade Pontifícia de Lima, doutora Ana Cecilia Mauricio deu de seguida uma conferência sobre o poder das mulheres na cultura Moche. Ela própria participou em escavações e foi a primeira mulher no Peru a coordenar a exploração de um túmulo de uma sacerdotisa daquela antiga civilização peruana, dos primórdios da era cristã, portanto mais de mil anos antes dos primeiros europeus chegarem aquelas paragens. Sublinhou o facto das mulheres naquela sociedade terem um papel proeminente.
Tal como disse o ano passado: Felices Fiestas Patrias!!
Sem comentários:
Enviar um comentário