O kedgeree tem origem no khichri indiano. É um exemplo de como os britânicos adaptaram e levaram comida de um lado do Império para o outro. Durante a época Vitoriana e Eduardiana nenhuma casa de campo passava sem este prato, servido frio, normalmente ao pequeno-almoço. Atualmente, o kedgeree é um prato nacional servido frio ou quente sobretudo no verão, pela sua leveza, mas como prato principal e raramente ao pequeno-almoço.
Hoje, fiz Kedgeree de salmão. A receita é do livro de Paul Burrell: In The Royal Manner. Warner Books 1999 (pag 38)
Ingredientes (4 pessoas)
450g de lombos de salmão
225g de arroz (branco e selvagem misturados)
1 cebola grande picadinha
4 ovos médios cozidos
2 colheres de sopa de caril em pó
2 colheres de sobremesa de salsa fresca picada
2 colheres de sobremesa de coentros picados
azeite, manteiga, sal e pimenta
Frita-se levemente a cebola com 1 colher de manteiga e azeite. Junta-se o arroz, o pó de caril e 3 chávenas de àgua (aos poucos). Deixa-se cozer o arroz.
Entretanto metem-se os lombos de salmão, temperados com sal e pimenta, no forno durante 5m de um lado e outro (opção grelhador) e cortam-se às lascas.
Cortam-se os ovos cozidos em quartos.
Para montar o prato, deita-se o arroz numa taça, junta-se o salmão, as ervas e os ovos e retificam-se os temperos.
Serve-se com um molho de iogurte e pepino:
100g de pepino (descascado e cortado muito fino, sem as sementes), 150 ml de iogurte grego e 1 colher de ervas aromáticas (salsa e coentros).
Desta vez não decorei o prato e até juntei o molho de iogurte ao arroz, em vez de servir separado. Tinha saudades desta receita. É um bom prato para servir num buffet...
Sem comentários:
Enviar um comentário