A minha Lista de blogues

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O Festival de Arte de Wara

Niigata é um distrito na costa noroeste da maior ilha do Japão (Honshu). A cidade, com o mesmo nome, é conhecida como a Cidade da Água  por causa dos dois rios que por ali correm e da sua próximidade do Mar do Japão. Situa-se numa grande e  fértil planície, onde os arrozais são a parte mais importante da sua rica agricultura.

A colheita do arroz é feita no outono e depois de extraído o grão desse cereal sobra grande quantidade de palha (wara em japonês), a qual em vez de ser desperdiçada, era  reutilizada de várias maneiras: nos telhados, como alimento para animais ou fertilizante, antes de ter sido substituída por materiais modernos. No passado era ainda usada em acessórios de moda e sapatos. Nos últimos anos, a cidade de Niigata pensou numa maneira mais criativa de reutilizar toda a palha que sobrava transformando-a em gigantescas esculturas construídas sobre molduras de madeira e assim nasceu o Festival de Arte de Wara. Todos os anos as esculturas têm um tema diferente e atraem muitos visitantes. Infelizmente, este ano não se realizou devido à pandemia.



Noutro contexto, as bonecas de casca de milho do artesanato dos Açores ou as de BRATISLAVA, são outras formas de usar as suas cascas.

Presépio eslovaco feito de casca de milho


Sem comentários:

Enviar um comentário