No dia 9 de dezembro de 1868 os primeiros sinais de trânsito foram instalados junto ao Parlamento, em Londres. Nesta altura não existiam carros, mas o elevado número de carruagens a cavalo circulando nas ruas era um problema com o aumento de atropelamentos.
Os novos sinais de trânsito tinham semelhanças aos do caminho de ferro, pois foram desenhados pelo engenheiro J P Knight, que os adaptou do sistema que desenvolvera para sinalizar os comboios.
O sinal, operado manualmente por um polícia, tinha um sistema de dois braços. Levantados horizontalmente indicavam "parar" e com um ângulo de 45 graus permitiam "prosseguir com cuidado". À noite eram iluminados a gás com duas luzes, verde e vermelha.
Apesar da ideia ter tido muito sucesso, pois permitia atravessar a rua com mais segurança, a sua duração foi curta, porque, em janeiro do ano seguinte, devido a uma fuga de gás explodiram e feriram o policia a operar o sistema.
O primeiro sistema de sinalização de trânsito foi posto de parte e só cerca de 60 anos mais tarde foram instalados os primeiros semáforos elétricos, em Piccadilly, que continuavam a ser manobrados por um polícia.
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