Este Palácio está situado nos arredores de Bucareste (13 km), junto ao lago Mogoșoaia e rodeado de um grande parque, visitado por muitos locais para passeios de lazer e onde encontram um ambiente fresco na sombra das árvores, muitas delas centenárias.
Vale muito a pena visitá-lo. Foi construído em estilo tipicamente romeno, designado por Brâncovenesc, cujo nome deriva do seu criador, Constantin Brâncoveanu (1654-1714). Este príncipe da Valáquia combinou naquela então inovadora arquitetura elementos tradicionais locais com o estilo Neo-Bizantino e as novas ideias da Renascença italiana. Contribuiu assim de maneira muito importante para criar elos de ligação entre o oriente e o ocidente.
Em 1702, o palácio foi oferecido pelo príncipe ao seu segundo filho, Ștefan
No dia 15 de agosto de 1714, Constantin Brâncoveanu, os seus quatro filhos (Constantin, Ștefan, Radu e Matei) e o seu genro foram decapitados em Constantinopla e todos os seus bens confiscados pelos turcos. O palácio tornou-se numa estalagem. Em 1830, o bens do príncipe (consagrado como santo mártir) em Mogoșoaia passaram para a posse da família Bibescu. Foram então efetuados trabalhos de recuperação e ampliação do próprio palácio e dos outros edifícios daquela bela e extensa propriedade.
A Igreja de São Jorge (à esquerda) foi o primeiro edifício terminado por Constantin Brâncoveanu, em 1688, um mês antes de ascender ao trono do principado da Valáquia.
O interior do palácio está um pouco vazio. Podem-se admirar belos trabalhos em mármore e madeira, algum mobiliário e uma bonita tapeçaria baseada numa pintura do Mosteiro de Horezu.
Arca do século XVII
Vi alguns kilims romenos bem bonitos.
a igreja Kretzulescu ( Bucareste)
o mosteiro Stavropoleos (Bucareste)
O Mosteiro de Sinaia
e o Mosteiro de Cozia
Foi um ótimo passeio. Gosto do mês de agosto assim...pachorrento.
Muito bonito de facto! Nao conhecia esse estilo
ResponderEliminar