A minha Lista de blogues

terça-feira, 13 de outubro de 2020

O Meridiano de Greenwich

 


O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich, nos arredores de Londres. Tem 0º de longitude e divide o globo terrestre em ocidente e oriente. A medição da longitude é muito importante para a cartografia e a navegação segura no oceano. Ao longo da história exploradores e navegadores lutaram para encontrar um método de determinar a longitude exata. Esta mede-se em graus (de zero a 180 para leste ou oeste) e ao ser combinada com a latitude dá a posição precisa de um lugar na Terra.
Recordo-me ainda dos exercícios que faziamos em Geografia. Gostava muito desta matéria e tive uma professora muito motivadora.

Ora foi, em outubro de 1884,  numa conferência internacional em Washigton D.C., que o meridiano de Greenwich foi adotado como referência internacional.


O Tempo Médio de Greenwich (TMG) foi o primeiro padrão internacional de tempo civil, após a formalização do meridiano de Greenwich, mas foi substituído pelo  Tempo Universal Coordenado (UTC), atualmente em uso.



Podemos aprender muitas coisas nos museus em Greenwich: O  Observatório Real, por onde passa a linha do meridiano e o veleiro Cutty Sark, um navio-museu.

.





E para não me perder, aqui estou com uma perna a norte e outra a sul do equador, no Equador.

(a fotografia tem 5 anos, mas ainda tenho os sapatos confortáveis, porém, com pena, não guardo qualquer fotografia semelhante da minha passagem por Greenwich, no interrail...talvez porque um meridiano em Inglaterra é menos exótico que uma latitude no Equador, terra de vulcões...).


Sem comentários:

Enviar um comentário