Hoje experimentei uma receita tipicamente grega, que leva berinjela, um alimento que não estava habituada a comer quando era criança, mas que gosto muito e é saudável. Há quem chame à moussaka lasanha grega. É também muito comum na Roménia.
3 beringelas grandes cortadas às fatias, 500 g de carne de vaca picada, 4 batatas médias cortadas às rodelas, 1 cebola grande, azeite, 1 lata pequena de tomate pelado cortado, 2 tomates frescos sem pele cortados aos cubos, 3 dentes de alho, orégãos, sal, pimenta, uma pitada de canela em pó, queijo ralado.
Molho bechamel: 0,5 litro de leite, 1 colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sobremesa rasas de farinha, 2 gemas e um ovo inteiro, manteiga, sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada.
Corte as beringelas em fatias, pincele-as com azeite e tempera-as com oregãos, pimenta e sal. Ponha-as num tabuleiro forrado com papel de alumínio e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
De seguida, leve um tacho ao lume com a cebola picada, azeite e alho. Adicione a carne e quando esta estiver frita junte o tomate, os orégãos e uma pitada de canela.Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 15/20 minutos.
Frite as batatas em óleo quente e depois escorra-as em papel absorvente.
Para preparar o molho, coloque a manteiga num tacho até derreter e depois junte a farinha e o leite quente aos poucos. Adicione ainda as gemas com o ovo. Continue a mexer bem até alcançar uma consistência cremosa e tempere depois com sal, pimenta e noz-moscada.
Para armar o prato, unte um pirex alto com azeite e coloque camadas de beringela, carne e batata, repetindo- as. Por último, adicione o molho bechamel, queijo ralado e rodelas de tomate para decorar e leve ao forno durante cerca de meia hora a 180 graus.
Dá para 6 pessoas.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário