Desde que vi o programa Visita Guiada (https://www.rtp.pt/play/p5656/e438322/visita-guiada) sobre o Museu Geológico em Lisboa fiquei com vontade de visitá-lo.
Ontem, fui buscar a minha irmã a casa e juntas seguimos para o centro de Lisboa.Tive de deixar o carro perto do Príncipe Real, porque mais perto do museu o estacionamento é reservado a residentes; mas o pequeno passeio foi muito agradável, porque apreciámos as bonitas casas tipicamente portuguesas com as varandas em ferro forjado, que já tinha saudades.
O museu está instalado na Academia das Ciências. Foi criada em 1779 pela Rainha D. Maria I dedicada ao desenvolvimento de todos os ramos do conhecimento humano e à divulgação de novos conhecimentos científicos e técnicos. Fica na rua como o mesmo nome, onde existia um antigo convento da Ordem de Jesus.
O Museu Geologico está praticamente intocado desde que foi criado, em 1855, sendo assim duplamente relevante: o seu precioso acervo, que entre outras coisas conta com a melhor coleção de fósseis de dinossauros do país; e a arquitetura e mobiliário de oitocentos que refletem o tipo de museologia do século XIX, de que já existem poucos na Europa, o que o faz ser considerado pelos especialistas como um "Museu dos Museus".
Infelizmente, o guia do programa de Paula Moura Pinheiro, o geólogo Miguel Magalhães Ramalho, que tão bem enfatizou a importância do museu, faleceu o ano passado aos 83 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário