A minha Lista de blogues

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Jean de Wavrin e as Crónicas de Inglaterra


Coroação de Ricardo II. 

As Crónicas de Inglaterra, cujo título original em francês é Recueil des Croniques et Anchiennes Istories de la Grant Bretaigne, é uma crónica escrita por Jean de Wavrin (c. 1400 – c. 1474) sobre a História de Inglaterra das Origens até 1471. A única versão completa em 6 volumes está na Biblioteca Nacional em Paris. Uma edição de luxo de um dos livros foi oferecida a Eduardo IV e encontra-se nos Royal Manuscripts, British Library. Uma segunda edição está dispersa entre Haia, Oxford, Baltimore.


Uma das imagens das crónicas é a da Batalha de Aljubarrota



A minha descoberta da existência daquela crónica, deveu-se ao envio pela minha filha da fotografia em baixo. Ela, o meu genro, as minhas netas e o meu neto mais novo  estão em Segóvia para assistir a um baptizado. Na imagem vê-se um cartaz tendo como pano de fundo o imponente aqueduto daquela cidade espanhola. Trata-se de uma grande reprodução da iluminura daquela crónica de Jean de Wavrin.  Ficámos curiosos, pois reconhecemos a imagem, que frequentemente ilustra as referências à Batalha de Aljubarrota, cuja consequência mais importante foi a afirmação da independência de Portugal, em 14 de Agosto de 1385. 



Felizmente a internet existe hoje em dia, facilitando e acelerando as pesquisas, nem que seja só para satisfazer a curiosidade. Assim, encontrámos a referência ao Tratado de Ayllón, no qual ficou estabelecida a paz entre o Reino de Portugal e o Reino de Castela, assinado, em 31 de outubro de 1411, em Ayllón (Segóvia), na sequência da batalha de Aljubarrota. Segundo notícia da feira medieval daquela vila da província espanhola de Segóvia a edição deste ano teve esse muito importante Tratado como foco principal:

"Seis siglos después de que castellanos y portugueses firmaran en 1411 el ‘Tratado de Ayllón', con el que se iniciaba una nueva relación entre ambos, los vecinos de la villa segoviana han querido dedicar la decimoquinta edición de ‘Ayllón Medieval', la función de recreación histórica pionera en la provincia de Segovia, a esa efeméride. Y así, se programó, como acto central de la conmemoración, una representación de la firma del acuerdo por el que los castellanos renunciaban al torno portugués."




Em Segóvia, onde se encontra a minha filha e família também está a decorrer uma grande feira medieval.




Sem comentários:

Enviar um comentário