Scrimshaw é uma palavra da língua inglesa, que designa a arte de entalhe e gravação ou pintura em marfim — dentes e ossos da mandíbula — de cachalotes. Esta arte baleeira teve as suas origens no século XIX, nas frotas de caça a baleias, como forma dos marinheios passarem o tempo.
New Bedford, em Massachusetts, era um importante porto de pesca, que se tornou muito conhecido no século XIX devido às frotas de caça à baleia que dali partiam, imortalizadas no romance Moby Dick de Herman Melville. Inicialmente formadas por marinheiros norte-americanos, em pouco tempo numerosos açorianos e cabo-verdianos integraram as tripulações dos barcos baleeiros. No Museu da Baleia em New Bedford e também nos Açores encontram-se coleções importantes desta arte.
Aguarela de Seaman´s Chapel, em New Bedford, onde os marinheiros se reuniam antes da partida, do pintor americano Arthur Moniz (1945-2018).
Não foi há muito tempo que recordei esta região, quando lá vivi, no post Foi há 25 anos.
No Museu da Baleia, junto ao esqueleto de uma baleia azul, com a família.
Hoje, por acaso, encontrei a pulseira e pregadeira compradas no Museu e resolvi escrever este post.
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