A minha Lista de blogues

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Trabalhos em petit point



Gosto muito de bordar em lã, sobretudo para fazer pequenos tapetes de Arraiolos. No entanto, quando comecei a bordar, por influência da minha mãe e da Gabriela Oliveira, uma vizinha amiga que morreu o mês passado, foi em petit point, como o nome indica, um trabalho mais difícil e que requer mais paciência, porque o ponto tem de ficar todo igual. É bordado na diagonal, com a agulha a apontar para baixo ou de lado, conforme as carreiras. 

A minha mãe não gostava de me ver sem fazer nada, portanto, nas férias arranjou-me o meu primeiro trabalho, que pagou e eu apliquei no exame de Cambridge. Foram os estofos para as novas cadeiras de casa de jantar, que mandou fazer. Ainda vieram para Lisboa, em 1976, mas depois estragaram-se. Guardo uma almofada feita de um dos estofos, ainda em condições.



Quando casei a Gabriela ofereceu-me uma tela pré-bordada,  para o estofo de uma cadeira, que eu preenchi o fundo e mandei aplicar em Ancara numa cadeira comprada de propósito para o efeito.



Quando fui viver para a Turquia tive necessidade de ter uma casa de jantar mais formal com 12 cadeiras. Nessa altura já não tive tempo de preencher os fundos. A tela bordada em petit point veio completa da Madeira e só tive de mandar fazer os cochins....






Tenho muito orgulho nestas cadeiras "austriacas" (eram assim chamadas), que pertenciam à minha avó Rosa (1883-1967). As almofadas em petit point são muito mais recentes do que as cadeiras já centenárias.


Só na Madeira é que fiz estes trabalhos. Os dois quadros de flores foram também uma oferta, que vinha com o desenho marcado: um estampado e o outro com o desenho traçado com a própria lã. Na Madeira vendiam-se muito estas telas para serem preenchidas e os estrangeiros apreciavam muito. Até os homens compravam, pois diziam ser um bom exercício para o reumatismo...


Este quadro fiz para o meu primeiro sobrinho, que nasceu em 1977





Fiz também umas almofadas em needlepoint, muito mais fácil. Essas ainda uso na minha casa.


Tenho outros trabalhos em petit point, mas esses foram oferecidos já prontos (eu também não conseguiria fazer as caras, com o ponto extra-pequeno).



Aprecio muito os trabalhos manuais. Nunca consegui foi aprender a bordar bordado Madeira, mas tenho bonitas toalhas e jogos individuais, que por serem dificeis de engomar, não utilizo com muita frequéncia. 



3 comentários: