Os Ovos Fabergé foram encomendas da família imperial russa ao joalheiro Peter Carl Fabergé, entre 1885 e 1916. Eram presentes do czar Alexandre III (1845-1894), para a sua mulher, a imperatriz Maria Feodorovna na Páscoa e continham uma surpresa. Esta tradição foi seguida pelo seu filho Nicolau II (1868-1918), que fez encomendas para a sua mulher, Alexandra Feodorovna e a mãe, viúva.
Fotografia da família imperial em 1911
Foram feitos cerca de 50 ovos imperiais, no maior secretismo. O trabalho demorava cerca de um ano e o único pré-requisito é que tivessem uma surpresa dentro.
O Primeiro Ovo Imperial Fabergé-1885
O Ovo com a Galinha de Ouro e Olhos de Rubi pertence à coleção do Museu Fabergé em S. Petersburgo.
O Terceiro Ovo Imperial Fabergé -1887
Este ovo criado ao estilo de Luís XVI e cuja surpresa é um relógio de senhora em ouro da marca suiça Vacheron Constantin esteve perdido desde 1922. Foi descoberto em 2012, depois de ter sido comprado por 13.000 dólares, quando o seu valor real é de 30 milhões. O dono pesquisava no google o nome do relógio...
Foi esculpido de jadeite verde pálido e tem uma treliça de pequenos diamantes sobre ouro.
A surpresa é um elefante em marfim. Pertence à coleção de Dorothy McFerrin, viúva de um homem de negócios da indústria quimíca e do petróleo de Houston, a qual possui a maior coleção privada de arte Fabergé nos EUA.
Este foi o último ovo que o czar Alexandre III ofereceu à sua mulher, pois morreu nesse ano. Foi um dos ovos que vi quando visitei a Galeria Forbes em N.Y, que fechou em 2014. Os 9 Ovos Fabergé foram vendidos a um oligarca russo por cerca de 100 milhões de dólares.
A surpresa perdeu-se, mas julga-se que seja o Ovo da Ressureição, que se ajusta perfeitamente no interior.
Este ovo foi inspirado no vestido usado pela czarina na sua coroação, em 1896.
Pertencia à coleção Forbes e foi comprado por Viktor Vekselberg. Está exposto no Museu Fabergé em S. Petersburgo.
O Ovo Fabergé Lírios do Vale- 1898 e o Ovo Amor-Perfeito-1899
Estes dois ovos têm a particularidade de serem os únicos feitos em estilo Arte Nova
A surpresa dentro do ovo Lírios do Vale consiste em três retratos: o czar e as filhas mais velhas: Olga e Tatiana, que se elevam ao tocar num botão. A do Amor-Perfeito contém um cavalete desdobrável em forma de coração com 11 retratos miniatura da família imperial por baixo das iniciais.
O primeiro ovo está exposto no Museu Fabergé em S. Petersburgo e o segundo pertence a uma coleção privada, nos EUA.
O Ovo Fabergé Pedro o Grande - 1903
Em estilo ró-có-có, celebra o bicentenário da fundação de S. Petersburgo por Pedro o Grande, em 1703. Tem 4 aguarelas, incluindo o Palácio de Inverno, a residència oficial de Nicolau II. A surpresa é uma miniatura em ouro da estátua da cidade com Pedro o Grande a cavalo.
Pertence ao Virginia Museum of Fine Arts, que possui 5 ovos imperiais.
O Ovo Fabergé do Pavão- 1908
Pertence à Fundação Sandoz, na Suiça.
Ovo Fabergé Catarina a Grande- 1914
Esta prenda do czar à sua mãe tem uma surpresa que se perdeu: Catarina a Grande a ser transportada numa liteira, mas na correspondència entre Maria Feodorovna e a sua irmã, a Rainha Alexandra do Reino Unido, casada com Eduardo VII, há uma descrição pormenorizada do ovo e da surpresa.
Pertence à coleção do Museu de Artes Decorativas Hillwood, em Washington DC.
Nota: Todas as fotografias são da net.
Neste blogue pode ainda consultar:
Sem comentários:
Enviar um comentário