Combinámos com a família, que mora em Coimbra, visitar o Museu do Caramulo no sábado.
Encontrámo-nos para jantar, na sexta, num restaurante em Condeixa, que todos gostamos muito e nos faz recordar os anos que passámos nos EUA..
A Serra do Caramulo é uma zona de montanha com vales estreitos e gargantas profundas povoada por aldeias com casas e espigueiros em granito típicos da região. È um local cheio de surpresas, onde se respira ar puro e se pode admirar um grande museu lá bem no alto: o Museu do Caramulo.
A localidade do Caramulo nasceu em 1921, fruto da iniciativa de um médico, Jerónimo de Lacerda que, do nada, criou a maior estância sanatorial do País e da Península Ibérica. Os seus filhos Abel, que enveredara pela carreira de economista e o seu irmão João, médico como o pai, iniciaram a procura de ideias, visando assegurar a sobrevivência da sua terra e a continuação da obra herdada. É com essa ideia que fundam, nos anos cinquenta, um invulgar museu, situado na montanha. Abel de Lacerda, apaixonado por arte, mandou construir um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma colecção de objectos de arte desde pintura, escultura, porcelana, tapeçarias. Por outro lado, João de Lacerda, apaixonado por automóveis, constrói um anexo, vocacionado para expor automóveis e motos. Hoje em dia a Fundação Abel e João de Lacerda é a proprietária do Museu do Caramulo.
Foi um fim-de-semana interessante e divertido.


Sem comentários:
Enviar um comentário