A minha Lista de blogues

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Duccio di Buoninsegna no Museu Thyssen

 

Museu Thyssen, Madrid
MET, New York

Em 2004, quando vivia nos EUA, li a noticia que o 
Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque tinha adquirido o quadro  "Nossa Senhora com o Menino" de Duccio de Buoninsegna (1255-1319), por mais de 45 milhões de dólares. No mesmo ano, logo que tive oportunidade, fui ver a pintura. 

Em Nova Iorque, no Frick Collection, um dos meus museus favoritos (não conheço ainda a remodelação que foi sujeito, durante muito tempo, reabrindo o ano passado)  também se encontra uma obra desse grande mestre "A Tentação de Jesus na Montanha". Outros museus nos EUA, os quais não conheço, também têm obras suas.

E a National Gallery, em Londres, expõe três painéis de Duccio de Buoninsegna.

O que têm em comum as obras daquele grande pintor medieval nos museus que referi?


A Maestà


Os paineis da parte de trás da Maestà


Alguns painéis da predela e espaços vazios onde ficavam os que "desapareceram"

Todas pertencem à predela da sua obra prima Maestà, que se encontra em Siena, a sua terra natal. A predela é um conjunto de pinturas ou esculturas que, dispostas lado a lado, formam a parte inferior de um retábulo.

No Museu da Catedral de Siena encontram-se as obras que já estiveram expostas na catedral, porém foram substituídas. Numa sala dedicada a este mestre encontra-se a sua Maiestà, um conjunto magnífico de pinturas, que são das mais preciosas e famosas da Idade Média. Originalmente, esta grande obra do altar da catedral era pintada dos dois lados, tinha uma predela e pináculos. Em 1506 foi retirada do altar, em 1771 separaram a frente das costas para serem colocadas em diferentes capelas e, em 1878, o trabalho do grande mestre de Siena foi transferido para o museu, mas entretanto algumas obras «perderam-se» e oito partes da predela já não estão em Siena, mas em museus de Londres, Nova Iorque, Madrid...

A viagem que fizemos a Siena foi inesquecível. Como fica perto, espero um dia regressar, como agora fomos a Madrid, onde não íamos há muito tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário