Uma das receitas mais conhecidas com beringela assada/grelhada é libanesa e chama-se baba ganoush. Para esta receita é essencial a utilização de tahini, um ingrediente do médio oriente, que se compra já preparado.
Quando vivia em Caracas, a Marlene preparava uma receita que levava maionese em vez de tahini. Era muito boa e fiz como entrada para o primeiro almoço pós-confinamento oferecido pela minha filha e genro (maio). O meu cunhado gostou muito (3 beringelas grelhadas, no forno, previamente picadas com garfo, 4 colheres de sopa de maionese, 1 dente de alho picado miudinho, 1 cebola pequena picadinha e queijo parmesão ralado
As 2 beringelas levam cerca de 1 hora para ficarem suaves e a pele despegar-se do interior. Depois colocamos num passador para escorrer a muita água, que sai do interior e deixamos arrefecer. Antigamente seria esmagada numa tábua de madeira com um utensilio em madeira, mas hoje em dia passa-se pela varinha mágica a polpa da berinjela e junta-se meia chávena de azeite português e um quarto de cebola pequena muito bem picada, mexendo com uma colher para ver a consistência.
Já provei esta salada - entrada para o almoço, que se usa barrada no pão. Como não comemos normalmente pão, aqui estão 2 fatias de Finn Crisp, para barrar a pasta de beringela.
Outra receita romena muito tradicional é zacusca. Usa-se também para barrar o pão e no outono cozinha-se como conserva para todo o ano. Também gosto muito.
Qualquer um destes pratos fica bem apresentado na pequena saladeira em forma de berinjela das lojas Bordallo Pinheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário