A minha Lista de blogues

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

No Delta do Danúbio







O Rio Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa com cerca de 2 800 km de extensão, desde a nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no Mar Negro, formando um enorme delta na Roménia.







Toda a região do delta do Danúbio é área natural protegida na Roménia, classificada como Património Mundial pela Unesco, desde 1991.


                  A mostrar o percurso que percorremos de barco.



Fizemos uma viagem de carro de cerca de 4 horas de Bucareste até Dunavatu de Jos, a última localidade da região, a que se pode chegar por estrada. Passámos por Constança, sem aí entrar, em direção a Tulcea, a maior cidade no delta e um ponto de acesso a toda a região. Aqui o rio Danúbio divide-se em três canais: Chilia (junto à fronteira com a Ucrânia), Sulina e Sfantu Gheorghe, criando uma grande área de pântanos, com vegetação muitas vezes cerrada em ilhas flutuantes e bancos de areia, onde habitam 300 espécies de pássaros e 160 espécies de peixes.
O delta é um paraíso para os amantes da natureza e pescadores.


Ficámos instalados numa pensão à beira do Danúbio, onde comemos à chegada uma típica sopa de peixe e esturjão grelhado (pena não trazer as ovas).  No dia seguinte vieram buscar-nos para uma viagem de exploração do delta até Sulina.
Eramos só três passageiros: o meu marido, eu, o Dumitru (o nosso guia por terra) e o "marinheiro", a quem alugámos o barco e se mostrou muito competente a pilotar ora no percurso natural do Danúbio, nos lagos (o maior com 5 km de diâmetro) ora nos pequenos e até micro canais, até chegarmos a Sulina, o porto fronteira com o mar Negro.







 



No inicio da viagem só pensava como o meu neto Charlie ou a minha neta Beatriz (os mais velhos) deviam adorar aquele passeio, o qual pelo estilo de barco lembrava o passeio pelo Danúbio junto à Sérvia, em 2018, ou o passeio à Laguna da Restinga na Ilha Margarita, em 2005. Todavia e devido à extensão desta viagem, pois saímos às 9h da manhã e só regressámos depois das 16h com um intervalo de 1h em Sulina, logo percebi que não era para crianças pequenas. De qualquer modo o avô já reservou uma viagem para toda a família no próximo ano, em navio "com âncora"..


...mas o Charlie já este fim-de-semana teve a sua primeira experiência de canoagem com a mãe...


Visitei em 2015 o Delta do Orinoco, na Venezuela, onde até nadei em águas que podiam ter piranhas e em 2018 o delta do Nilo, no Egito, mas são experiências diferentes.




Sem comentários:

Enviar um comentário