Hoje, 19 de maio, celebra-se o Dia Mundial do Médico de Família, World Family Doctor.
A minha médica de família favorita
Destacar o papel do médico de família nos sistemas de saúde foi o objetivo que esteve na origem da criação deste dia, em 2010, pela Wonca – World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians.
O médico de família acompanha uma pessoa no seio familiar durante muitos anos, desde a infância à idade adulta, desde a gravidez da mãe à adolescência do filho, aos problemas de saúde da avó... Mais do que um médico de doenças pontuais, é um que procura prevenir e atuar de forma a proporcionar às pessoas uma vida mais saudável e confortável.
Possivelmente, a Medicina Geral e Familiar será, entre tantas especialidades médicas, aquela que as pessoas se esquecem mais de valorizar, porque está sempre tão perto e disponível. Trata-se de um médico em permanente atualização, que tem de mostrar, no dia a dia, uma constante abertura para todos aqueles que o procuram e, certamente, variadas vezes decidir o primeiro e o melhor caminho perante explicações contraditórias e sintomas complexos.
E não é, de facto, um profissional de saúde, como se ouve dizer agora, antes um médico com longos anos de estudo, de experiência em vários ambientes sociais e sensibilidade e...quase de certeza, muita paciência para os outros...
Olha, eu tenho uma no Centro de Saúde que não me liga nenhuma. Se não fosse os médicos do privado estava bem arranjada....
ResponderEliminar