Desde que li a biografia de D. Fernando II, que tencionava visitar este palácio, hoje em dia um hotel de luxo.
D. Fernando II de Saxe Coburgo Gota (Viena,1806- Lisboa,1885), marido de D. Maria II, era filho do príncipe Fernando de Saxe-Coburgo Gota e da condessa Maria Antónia Koháry. Os Koháry eram uma das famílias nobres mais ricas da Hungria, com imensas propriedades. Quando o irmão mais velho de Maria Antónia morreu aos dois anos de idade, ela tornou-se a única herdeira da Casa Koháry e quando o seu pai morreu Maria Antónia tornou-se uma das mulheres mais ricas da Europa. O seu marido tomou o nome Saxe-Coburgo-Gota-Koháry. Este ramo, da anterior família Coburgo até aí sempre protestante, tornou-se católico.
A mudança para o catolicismo acabou por se revelar importante no contexto das alianças e casamentos reais, abrindo um maior leque de possibilidades. Dessa maneira, houve um Saxe-Coburgo-Gota Bragança e outro, seu primo, que casou com a rainha Vitória, monarca protestante.
Em Viena, as propriedades da família Koháry junto a um bastião da fortificação da cidade tornaram-se propriedade dos pais de D. Fernando II, que mandaram construir um magnifico palácio. As colunas da fachada da frente valeram-lhe o nome de "castelo dos espargos".
Em 1857, o Imperador Francisco José mandou demolir as fortificações de Viena para construir a Ringstrasse, a avenida mais importante da cidade construída no mesmo lugar em que se encontrava a antiga muralha. É formada por diferentes ruas que incluem a palava ring e nela se encontram os edifícios mais famosos de Viena.
Em 1851, as estreias de Albion Polka e Windsor Sounds de Johann Strauss II ocorreram nesse palácio.
Após o casamento do irmão de D. Fernando II, Augusto, com a princesa Clementina de Orleães esse casal passou a viver no palácio e introduziram algumas adaptações, alugando parte como apartamentos.
Hoje em dia o restaurante do hotel adotou o nome Clementine
Com o café provámos um doce tipico da doçaria austríaca: Kaiserschmarrn (um género de panqueca servida cortada aos bocadinhos com um molho de cereja). Gostei. Disseram-nos que era um dos pratos favoritos da Sissi...
Palácio da Pena, Sintra
Castelo dos Mouros, Sintra
Agora tenho de ir visitar os outros palácios, na Alemanha.
Interessante saber o que herdou o irmão de D. Fernando II. Ele, como filho primogénito deve ter levado para Portugal uma fortuna, que lhe permitiu comprar e restaurar palácios e castelos, o que muito indigna alguns anti-monárquicos, que o acusam de se ter apropriado de dinheiro do estado. Aliás, D. Fernando II com o seu gosto sofisticado e cosmopolita contribuiu para a renovação da cultura em Portugal, por exemplo atribuindo bolsas a artistas para estudarem no estrangeiro e, ao mesmo tempo, promoveu a conservação e restauração do património histórico português. Depois, revelou tacto e sentido político ao longo de toda a sua vida, apoiando a mulher e monarca Dona Maria II e os dois, em conjunto, revelaram-se educadores de excelência dos filhos.
Exposição no Palácio da Ajuda sobre D. Maria II
Sem comentários:
Enviar um comentário