Com a fundação da manufatura de porcelana de Viena em 1718, a Áustria tornou-se o segundo país com a mais antiga porcelana da Europa, depois de Meissen (1710), na Alemanha.
Em 1744, a companhia transformou-se na Manufatura Imperial controlada pelo estado sob os auspícios da Imperatriz Maria Teresa.
Contudo, o aumento da competição de outros países ditou, em 1864, o fim dessa manufatura austríaca de porcelana: o Imperador Francisco José consentiu que a proposta do parlamento para o seu encerramento fosse efetivado, apesar de logo se ter verificado o erro.
A sucessora dessa herança foi a manufatura de porcelana de Augarten, criada em 1923.
O imperador Francisco José e a sua mulher, a imperatriz Elisabeth (Sissi).
O museu da porcelana de Augarten abriu em 2011. São dois andares que partilham um grande forno, que me fez lembrar o que existe no Museu da Vista Alegre em Ílhavo.
A exposição começa com uma explicação dos elementos essenciais para o fabrico de porcelana: quartzo, caulino e felspato .
Pode-se ler sobre a história da manufatura de porcelana e ir visualizando peças de diversos periodos.
A exposição é pequena. Na loja do museu encontramos muito mais artigos, mas com preços proibitivos. Comprei, como recordação, um ovo de Páscoa (ovo verdadeiro pintado, não de porcelana), porque achei engraçado ter o desenho da rosa da caixa de porcelana, que comprei, há uns anos, em Salzburgo.
Caixa de porcelana Augarten, e ovo pintado com o mesmo motivo.
Quem me conhece sabe que gosto muito de porcelana e até já fiz um post dedicado a algumas peças bonitas.
Lembro-me muito bem do serviço de jantar da minha avó Maria (1892-1975), o qual está na origem de ter escolhido uma caixa com uma rosa parecida; o que não imaginava era como os desenhos de diversas fábricas são tão parecidos.
Serviço de jantar da Vista Alegre (VA) da minha avó
Só o leiteiro é que está intacto.
Bule em porcelana
Meissen . Foto retirada do sítio da Meissen online.
E já agora, a falar de coisas bonitas, uma fotografia da terrina do bonito serviço de casamento da minha avó Rosa (1883-1967) da VA.
Uma coisa é certa: tanto a porcelana da Vista Alegre (fundada em 1824) como o seu museu (criado em 1947) mostram igualmente grande qualidade e história rica, equivalente a outras grandes companhias europeias.
E muito obrigada à minha irmã e prima que me remeteram as fotografias das bonitas peças, que restam dos serviços das avós.
Sem comentários:
Enviar um comentário