Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher na Diplomacia. Desconhecia. Julgo que se deveria antes comemorar a Diplomacia em si mesma e não, uma vez mais, separar homens de mulheres, apesar de saber que em Portugal as mulheres só tiveram acesso à carreira diplomática depois do 25 de abril. No entanto, muitas mulheres também passaram algumas das agruras da vida diplomática, acompanhando os maridos por esse mundo fora, contribuindo, igualmente, para o sucesso das missões.
Como mulher de diplomata, assisti a atropelos nos concursos e colocações em que mulheres com curricula pouco significativos passavam à frente de colegas homens, o que está errado.
Escolho para celebrar este dia Madeleine Albright, cuja personalidade político-diplomática admiro.

Sem comentários:
Enviar um comentário