Hoje foi o Dia da Polónia, em que nos lembram sempre da Constituição de 1791, a segunda mais antiga do mundo. Celebrou-se também os 30 anos de relações diplomáticas com a Eslováquia.
Em conversas privadas falou-se das minas de sal de Wielicska, Património Mundial da Humanidade. Sei que ficam perto de Cracóvia. E quando estivemos naquela bonita cidade e tentámos visitar Auschwitz, sem termos conseguido, pois já não havia vaga nas excursões organizadas, tentaram-nos então vender as minas de sal, porém não quisemos ir porque já conhecíamos as de Turda, na Roménia. Aliás, a colega romena disse logo que em primeiro lugar ficavam as do seu país.
Tive curiosidade de ver como são as de Wielicska. Procurei videos e realmente até existe uma catedral com esculturas de sal a mais de 300 m de profundidade. Fantástico. É também engraçado como cada uma puxa a brasa à sua sardinha. No entanto, eu nem precisei de abrir a boca sobre o que podem ir visitar em Portugal, pois, simpaticamente, começaram logo a falar das belezas do Porto e Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário