A minha Lista de blogues

sábado, 11 de novembro de 2017

Visita a Constança no Mar Negro


Constança é uma cidade muito importante da Roménia, situada nas margens do Mar Negro. Possui o maior porto do país. A estância de turismo romena mais popular no verão, para amantes de praia, Mamaia, fica mesmo ao lado. Gostei de conhecer esta região no outono, pois no verão, segundo me disseram, está sempre a abarrotar de gente e a circulação é difícil. Mamaia praticamente só tem habitantes na estação balnear- entre meados de junho até ao principio de setembro. Aliás, nesta visita ao Mar Negro parece que se confirmou o que nos disseram: a melhor época para viajar neste país é depois da chegada da primavera, apesar do encanto das paisagens outonais. Ontem, o tempo estava escuro, depois anoiteceu rapidamente após as quatro e meia da tarde e apanhámos bastante nevoeiro, sobretudo à noite ao regressar a Bucareste.  


Museu do Constança


Constança foi uma cidade do império romano, fundada por Constantino. Chamava-se Tomis. São ainda muitos os vestígios dessa época no centro urbano e arredores.


Ruinas de Tomis junto à Catedral S. Pedro e S. Paulo
















Em Adamclisi, uma localidade perto da zona de fronteira com a Bulgária, visitámos também ruínas romanas e um monumento - necrópole construído em memória dos soldados romanos mortos nas batalhas ocorridas nessa região durante a conquista do Imperador Trajano, no início do século II DC.


























O museu estava fechado para renovação.



A cidade de Constança tem belos edifícios do principio de século XX e alguns estão a ser recuperados. Muitos prédios mais recentes foram construídos após a II Guerra Mundial, até porque Constança foi bombardeada, em 1941.

O antigo casino
A casa com leões















Constança é a terceira cidade do Mar Negro, que conheço. Quando vivia na Turquia fui a Trabzon e Samsun, numa viagem histórica com os meus filhos, ainda crianças e a minha mãe, que estava de visita. Na primavera, o meu marido tem de ir à Moldávia e espero poder acompanhá-lo. Odessa, na Ucrânia, fica ali tão perto (no mapa) e é um local que sempre pensei visitar (talvez por causa do romance de suspense de Frederick Forsyth, apesar da obra nada ter a ver diretamente com aquela cidade ucraniana).


Constança fica a 228 km de Bucareste. A maior parte do caminho é feito em autoestrada. Depois de atravessarmos o rio Danúbio, saímos da autoestrada para visitar as ruínas romanas e o mosteiro, junto à gruta de S. André.





Esta região, conhecida como Dobrogea, tem muitas plantações de vinhas e produz um vinho tinto que gosto muito: Feteasca Neagră.


Achei muito engraçado, que ao chegarmos perto do Danúbio, a radio, sintonizada num canal de música clássica, começou a tocar a valsa de Strauss O Danúbio Azul...



















Constanța , 10/11/ 2017


Sem comentários:

Enviar um comentário