A minha Lista de blogues

domingo, 22 de julho de 2018

O belo Danúbio na Roménia


Como costuma dizer o meu marido, não há férias que se prezem sem um passeio de barco. 


Adotei este lema. Sempre que é possível faço planos para um passeio de barco, seja em férias só para os dois ou em família, como as que tivemos recentemente na Roménia, pois todos nós adoramos andar de barco.
















Numa margem do Danúbio estamos na Roménia e na outra, na Sérvia





A última noite onde passámos a semana de férias foi na localidade de Eșelnița, no confortável hotel Mai Danube









A todos apetecia ficar mais tempo, com aquele ambiente tão acolhedor e bela vista- os nossos quartos tinham vista sobre o rio Danúbio (e a Sérvia).


A minha neta tomou o seu primeiro banho de piscina aqui e o meu neto também gostou muito.







 


 


O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), atravessando o continente de oeste a leste, desde a sua nascente (Floresta Negra,  na Alemanha) até desaguar em delta na Roménia, junto ao Mar Negro. O rio passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de dez países. Em 1987, o rio Danúbio foi incluído como Património Mundial da Unesco.



Quando nos aproximamos da garganta de Kazan,  uma grande cabeça está cravada na rocha com a seguinte inscrição: "Decebalus Rex - Dragan Fecit" (o rei Decébalo feito por Drăgan). Trata-se da maior escultura cravada na rocha existente na Europa com cerca de 43 metros de altura e 32 de largura.

Decébalo foi o último rei da Dácia, que lutou contra os imperadores Domiciano e Trajano para manter a independência da sua terra. Grande parte da Dácia situava-se no que é hoje a Roménia. 

Embora se possa pensar que se trata de uma escultura antiga, a mesma resultou de um projeto do magnata Iosif Constantin Drăgan,  esculpida entre 1994 e 2004 e contou com a colaboração de doze artistas. Os primeiros seis anos foram dedicados a colocar dinamite na rocha para adquirir o formato pretendido e os outros quatro anos a desenvolver os pormenores. Drăgan defendia a tese que o berço da civilização encontrava-se no antigo território da Roménia.



Do lado da Sérvia, encontra-se uma placa conhecida como Tabula Romana. Tem 3,20 metros de largura e 1,80 de altura. Marca o fim da construção da estrada militar de Trajano, ao longo do Danúbio. Comemora também a derrota de Decébalo por Trajano e a consequente absorção da Dácia pelo Império Romano. Diz-se que o magnata queria construir uma estátua do lado oposto, de um imperador romano a confrontar Decébalo, mas os Sérvios recusaram. 



Com a construção da barragem hidroelétrica na garganta do Portão de Ferro, em 1972 (uma das maiores do mundo na altura), o nível das águas subiu muito. A inscrição romana ficava 50 metros acima do que está hoje em dia e muitos sítios arqueológicos ficaram submersos.





A minha próxima visita ao Danúbio, tem de ser no delta...

1 comentário:

  1. E o teu marido tem toda a razão.....
    Não conheço as Portas de Ferro, mas parece bem fixe!

    ResponderEliminar