Quando vivíamos nos EUA, a minha filha então no 6º ano, trouxe um TPC, que consistia em mostrar como fazia a gestão de um suposto ordenado familiar, pagando as despesas da casa, porém, dez por cento deviam ir para uma conta poupança para fazer face a qualquer ocorrência inesperada. Achei muito interessante e diferente do que estava habituada a ver como TPC. Lembro-me que num almoço, onde fiquei junto ao Cardeal O´Malley, lhe contei entusiasmada como estava contente com a nova escola dos meus filhos e ele interessou-se e noutros encontros chegou a referir-se a esse trabalho...
A minha Lista de blogues
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Dia Mundial da Poupança
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Frango à Kiev
Hoje apeteceu-me cozinhar. Fiz um prato do livro de receitas East European Kitchen. Como gostei muito vou partilhar:
1 peito de frango por pessoa. (a receita é para 4)
8 colheres de manteiga, 2 dentes de alho raspados, raspa de 1 limão, 2 colheres de sopa de salsa fresca cortada, noz moscada, 2 ovos batidos, 2 chávenas de pão ralado, óleo para fritar, sal e pimenta.
Começa-se por juntar a manteiga com o alho, raspa de limão, um pouco de noz moscada, sal e pimenta. Deita-se por cima de película aderente e forma-se um bloco retangular que vai 1 hora ao congelador.
Cobrem-se os peitos de frango com película aderente e batem-se até ficarem mais finos. Cortam-se ao meio no sentido do comprimento como se fossem papo-secos. Temperam-se com sal, pimenta e alho e umas gotas de sumo de limão.
Corta-se o bloco de manteiga endurecido em 4 pedacos iguais, no sentido do comprimento. Recheiam-se os peitos e coloca-se palitos para a abertura ficar fechada.
Colocam-se os ovos e o pão ralado em taças separadas. Mergulha-se cada peito no ovo batido, depois no pão ralado e repete-se esta operação.
Frita-se em óleo bastante quente (usei fritadeira elétrica) dos 2 lados.
É muito saboroso. Quando partimos os peitos de frango sai a manteiga de alho derretida...
Bom apetite!
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
O Sucesso de Astérix
terça-feira, 28 de outubro de 2025
domingo, 26 de outubro de 2025
Início do Comércio com a China
sábado, 25 de outubro de 2025
Diário de Viagem de Ennin
O Budismo, que surgiu pela primeira vez na Índia, a partir dos ensinamentos de Buda (século VI AC) propagou-se pela Ásia na mesma altura, que o cristianismo se propagava pela Europa. Na China não suplantou as crenças já existentes, as quais vieram a coexistir, durante os milénios seguintes como “as Três Doutrinas” (confucionismo, taoismo e budismo).
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
O nosso Shirvan
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
terça-feira, 21 de outubro de 2025
Igreja e Museu de S. Roque
Depois de visitarmos o museu Casa Ásia. Coleção Francisco Capelo, admirámos, uma vez mais, a igreja de S. Roque e visitámos o museu de S. Roque, ali mesmo ao lado. Há muitos anos que não fazíamos estas visitas.
A Igreja de São Roque pela sua riqueza artistica é monumento único. Na decoração encontramos o esplendor da talha dourada, de mármores policromos, de azulejaria, mosaicos e de pintura e escultura. O barroco em toda a sua sumptuosidade no interior em contraste com a simplicidade e austeridade da fachada exterior.
Edificada no final do século XVI, a sua origem remonta a 1515, quando foi construída uma ermida para guardar uma relíquia de São Roque, protetor contra a peste. A sua exuberância ornamental resulta de diversas fases de intervenções decorativas nos séculos XVII, XVIII e XIX.
Logo que vimos este quadro no museu recordamo-nos do casamento de D. Manuel I. No entanto, no século XXI, estudiosos chegaram à conclusão que é o casamento de Santo Aleixo...porém, o Museu de S. Roque tem um espólio bem interessante e, sobretudo, ilustra a história de mais de 500 anos de uma instituição criada para auxiliar os mais desfavorecidos.
Gosto de aprender...
Casa Ásia: Coleção Francisco Capelo
Hoje, apesar do tempo húmido e chuvoso, resolvemos ir visitar a coleção de Francisco Capelo na Casa Ásia
Foi quando nos lembrámos do episódio na Coreia, que nos parece, hoje em dia, divertido, quando, entusiasmados, fomos à procura de cerâmica Celadon. Em Bucareste, onde vivemos, o embaixador espanhol, recém chegado de Seul, tinha bonitas peças decorativas e disse-nos ser muito fácil encontrá-las. Em Busan uma guia no cruzeiro informou-nos que numa grande loja, não longe do porto, havia essa cerâmica e até telefonou para lá para nos ajudarem, quando saíssemos do táxi. Levávamos um papel com moradas escritas em coreano e a única indicação, que compreendiamos era "going" e "coming". A tal loja era um duty-free com malas, perfumes e bebidas e duas empregadas bem dispostas e sorridentes, que não falavam uma única palavra de inglês...cerâmica nenhuma.
Regressámos antes que o navio partisse sem nós...entretanto, a guia coreana também já não estava junto ao navio.
Fiquei contente por ver que já há uma Visita Guiada sobre o museu, com o próprio colecionador a explicar algumas peças:
https:www.rtp.pt/play/p14841/e884885/visita-guiada
VISITA GUIADA
Casa Ásia - Coleção Francisco Capelo, Lisboa|Ep. 1427
27 out. 2025 | temporada 15






