A minha Lista de blogues

domingo, 11 de dezembro de 2011

A Árvore de Natal


No século XIX, D. Fernando II, um príncipe da família alemã Saxe-Coburgo-Gotha trouxe da Alemanha para Portugal a tradição da árvore de Natal, conforme se pode apreciar através de dois desenhos de sua autoria.


O original de um deles de 1848, representando-se a si próprio como Pai Natal, rodeado de sete crianças (seus filhos e da Rainha de Portugal D. Maria II) pode ser apreciado no Palácio Nacional da Ajuda. Há um outro de 1844, mais calmo e contemplativo, onde se vê um dos príncipes, segurando um cavalinho de brincar, a olhar para uma mesa, sobre a qual está montada uma árvore de Natal muita decorada.


Ainda a propósito do mesmo tema, é interessante notar que, no mesmo ano de 1848, em Inglaterra, uma ilustração com a família real inglesa em Windsor, junto  à árvore de Natal, é publicada no Illustrated London News. Como se passou em Portugal o costume da árvore de Natal foi também popularizado por um príncipe da mesma família alemã, Alberto de Saxe-Coburg Gotha primo de D. Fernando II e marido da rainha Victoria.
A rainha Victoria, retratada em família, assim como o seu primo D. Fernando II, juntamente com os filhos, apresentavam um  ambiente acolhedor . As famílias reais procuravam que fosse transmitida essa imagem de harmonia. Tudo indica que conseguiram. Rapidamente as pessoas consideraram indispensável a árvore de Natal nas comemorações natalícias, até aos dias de hoje.
                                                                                                      

Um pequeno pinheiro de Natal enfeitado com cartões feitos por alunos da EB 2,3 Paula Vicente.






Referência:
Teixeira, José. D. Fernando II Rei - Artista . Fundação da Casa de Bragança. Lisboa, 1986

Sem comentários:

Enviar um comentário