A minha Lista de blogues

domingo, 24 de julho de 2016

A Região dos Lagos em Inglaterra



Visitei a Região dos Lagos, em Inglaterra, no condado de Cumbria, pela primeira vez em 1981 com o meu marido, um ano antes de casarmos. A sua beleza natural ficou sempre na nossa memória, pois nunca vira algo tão belo. Hoje em dia, depois de ter visitado tantos outros lugares de beleza indescritível, poderei não ter ficado tão deslumbrada, mas foi um enorme prazer regressar, apesar do ditado popular que diz que não devemos voltar ao local onde fomos felizes, porque nada será igual.

Lembro-me, nessa altura, encontrámos um padre que visitava a área com a mãe numa grande camioneta de caixa aberta e ia dando boleia aos jovens que encontrava pelo caminho. O tempo estava quente, com muito sol...

Desta vez viajei muito mais confortavelmente com o meu filho a conduzir. Porém o tempo não ajudou. Apanhei muita chuva e vento, sobretudo em Windermere, o maior lago de Inglaterra. Foi mesmo o pior tempo dos onze dias que permaneci no Reino Unido.




O bonito jardim junto aos campos de ténis, com vista para o lago de Windermere tem agora uma escultura...








Uma das atrações desta zona, além dos muitos lagos e montanhas verdejantes, é a aldeia de Grasmere, junto ao lago com o mesmo nome. Aí  encontra-se  a casa, onde viveu o poeta Wordsworth e foram escritas as Lyrical Ballads.




















Ainda me lembrava do seu quarto e da colcha de quilt na cama. A casa era pequena para a quantidade de habitantes: o poeta, a mulher e os três filhos, a sua irmã Dorothy e uma cunhada, razão pela qual mudou-se mais tarde para uma casa maior, também alugada.






A cadeira onde Wordsworth escreveu muitos dos seus poemas.








O pequeno jardim nas traseiras era muito apreciado pela família e, na altura que viveram ali, tinham vista direta para o lago, pois as casas que fazem de barreira entre Dove Cottage e o lago só foram construídas na época Vitoriana.

















Gostei muito de visitar as aldeias pitorescas nesta zona. Encontramos artesanato em lã muito bonito.

Uma das coisas que me fascina no Reino Unido é o cuidado com as plantas e flores. As casas podem ser simples, mas os jardins têm sempre algo de especial. Quando penso que em Portugal, nas reuniões de condomínio onde moro, temos de discutir para mudar as poucas plantas da entrada, porque acham tudo  muito caro, mesmo dividido por todos...


Bonita combinação de um loureiro (há anos quando estive na administração do meu prédio mandei plantar um, que servia de cinzeiro para alguns visitantes...) com flores variadas.


Aqui, um pinheiro com corações e outras flores fáceis de adquirir que proporcionam um ambiente acolhedor, mesmo num clima agreste.







Na estalagem, onde fiquei duas noites podia ler-se:








O Lake District está lindo e recomenda-se!!!




Fotografias tiradas nos dias 2, 3 e 4 de julho de 2016

1 comentário:

  1. Gosto de voltar aos locais onde fui feliz, apesar de nunca ser a mesma coisa...pois o tempo mudou e por vezes já não estamos físicamente com a pessoa que nos fez sentir felicidade...agora são as recordações. Lindas fotos. Beijinhos ☀

    ResponderEliminar