A minha Lista de blogues

domingo, 18 de junho de 2017

Transformando pó em ouro


Estive a ler um livro de memórias de Esteban Zarikian (1914-1999) escrito pela sua mulher, a minha amiga Sada Zarikian.

O titulo From Dust to Gold, Story of a Survivor é retirado de um ditado Arménio: "que a terra nas tuas mãos se transforme em ouro" usado pelo seu pai, quando descobriu que as libras trocadas para dracmas pelo filho, eram afinal de ouro.

Salvo do genocidio turco contra os arménios, os Zarikians fugiram de Esmirna, na Turquia, para a Grécia em 1922. Esteban tinha na altura 9 anos. Impossibilitado de ter uma educação formal, pois teve de trabalhar para ajudar os pais, as suas experiências de vida constituíram a sua educação. Contava-as vezes sem conta, pois queria que a sua família as conhecesse. Depois da sua morte, Sada Zarikian, que foi sua mulher, companheira de vida durante 53 anos e mãe dos seus três filhos,  resolveu escrevê-las.

Antes da chegada de Steve, como a mulher o chamava, à Venezuela, ainda viveu na Colômbia, que lhe serviu para aprender outro idioma. 
Em 1930, a família instala-se em Caracas e dedica-se aos têxteis. Com o objectivo de importar material para o negócio, vai a Nova Iorque em 1945. È nesta cidade que encontra a futura mulher, também de origem arménia, mas nacionalizada americana. A Sada trabalhava para a revista Time. Numa semana decidem casar-se. A mudança para Caracas não foi fácil de inicio, pois não dominava a língua, mas resolveu envolver-se em associações de fins caritativos, desempenhando sempre um papel de liderança e na construção de uma bela casa para a familia, escolhendo o local e os arquitetos.

Sada e Esteban em 1990
Interessante esta homenagem ao marido, que tal como diz o titulo, conseguiu muito sucesso nos diversos negócios em que participou. O seu nome continua ligado aos grandes empreendedores deste país, com participação nos têxteis, criação de um banco, seguros e, mais tarde, dono de uma das melhores redes de hotéis na Venezuela e em outros países.

Dia Portugal 2015

Na casa de uma amiga




















Na sua casa no casamento do neto

Sem comentários:

Enviar um comentário