A minha Lista de blogues

domingo, 4 de setembro de 2011

Dez anos depois do 11 de Setembro

9/11


11 de Setembro de 2001 foi um dia trágico na história dos EUA.

Há dez anos 4 aviões comerciais americanos foram sequestrados por terroristas, dois dos quais embateram intencionalmente nas torres gémeas do World Trade Center* em Nova Iorque. Este ataque trágico provocou a morte de todos os passageiros e de vários milhares de pessoas que trabalhavam naqueles edifícios.

O terceiro avião atingiu o Pentágono**, em Washington D.C., causando novamente a morte de todos os passageiros e tripulação e de cerca de 200 pessoas que estavam no local.

Um quarto avião dirigia-se também para a capital dos EUA, mas os passageiros, através de telefonemas, tomaram conhecimento do ataque concertado e revoltaram-se contra os terroristas que tinham tomado posse da aeronave. Conseguiram assim impedir que um novo ataque fosse perpetrado, possivelmente contra o Capitólio*** ou Casa Branca****, mas o avião despenhou-se no estado da Pensilvânia – um sacrifício heróico, já que nenhum passageiro ou elemento da tripulação sobreviveu.

As notícias dos ataques terroristas foram primeira página em todo o mundo. A conhecida revista The New Yorker, habitualmente com capas muito originais, que podem até ser adquiridas como poster, publicou uma só em cor preta.



                                              


Veja as torres gémeas no cinema ao longo dos anos:

Veja o video em memória do 11 de setembro:
http://www.youtube.com/watch?v=zdo7aWfTRXM


*World Trade Center

O World Trade Center era constituído por sete edifícios, sendo as gigantes torres gémeas as mais emblemáticas. Foram inauguradas em 1973 e custaram 400 milhões de dólares. Nessa altura eram os edifícios mais altos do mundo com 110 andares. Embora a maioria dos andares não fosse aberta ao público em geral, porque eram escritórios de empresas privadas, muitas delas financeiras, no rés-do-chão existia um centro comercial e no último andar havia um terraço com uma vista deslumbrante sobre toda a ilha de Manhattan assim como um restaurante panorâmico.


Veja como está a ser feita a reconstrução da área do WTC:


**Pentágono

O Pentágono é o Ministério da Defesa dos EUA, onde estão instalados os principais comandos das forças armadas americanas.


***Capitólio

O Capitólio é um símbolo dos EUA. Aí encontra-se o seu principal orgão legislativo- o Congresso- formado pela Câmara dos Representantes e o Senado.


****Casa Branca

A Casa Branca é a residência oficial do presidente dos EUA e fica situada em 1600 Pennsylvania Avenue, Washington DC.





A capa da revista The New Yorker dez anos após o 11 de Setembro



Nova Iorque em 1997




Ano Letivo 2011/2012

1 comentário:

  1. Depois de ter assistido à destruição das torres este género de homenagem é essencial para que as pessoas não esqueçam o que foi esta tragédia numa das cidade mais enigmáticas e espectaculares do mundo

    ResponderEliminar