A minha Lista de blogues

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Penedono




Nos finais do século XII pertencia a villa de pena de dono à coroa dos reis de Portugal. Com o intuito de incrementar o seu repovoamento, outorgou-lhe D. Sancho I foral em 1195.







Localizado num monte rochoso ergue-se o belo castelo, de pequena estatura, mas um dos mais interessantes que conheci. A mais antiga referência que dele existe é anterior a Portugal (960).

Em meados do século X, Fernando Magno, imperador das Espanhas mandou reconstruí-lo ao mesmo tempo que promovia o povoamento em seu redor.

Nos finais do século XIV foi reedificado sobre estruturas pré-existentes, por iniciativa de D. Vasco Fernandes Coutinho, a quem D. Fernando o doara.





Segundo a lenda, o seu irmão, Álvaro Gonçalves Coutinho, alcunhado  "o Magriço" integrou o grupo de 12 cavaleiros, que ficaram conhecidos pelos Doze de Inglaterra, que partiram em defesa da honra de 12 damas inglesas - episódio imortalizado por Camões na sua obra "Os Lusíadas".












Em 1530 realizou-se nova campanha  de obras, que transformaram o castelo em residência.

Em 1812 foi visitado por Alexandre Herculano, no decurso das suas investigações históricas.

Em 1940 o castelo foi alvo de homenagem nacional nas comemorações do III centenário da Restauração.









O pelourinho, do século XVI, é o simbolo  do foral concedido por D. Manuel I a esta terra. Ergue-se em frente à entrada do castelo. É idêntico ao de Sernancelhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário