A minha Lista de blogues

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Sernancelhe


O pelourinho de Sernancelhe é semelhante ao de Penedono. Foi erguido em 1554, quarenta anos após a povoação ter recebido de D. Manuel I o seu segundo foral.
















Do castelo, fundado possivelmente no período islâmico, praticamente nada subsiste. Foi desmantelado, tendo a sua pedraria sido utilizada na construção de casas.


O Solar dos Carvalhos, do século XVIII, foi mandado construir pelo tio do Marquês de Pombal, Paulo de Carvalho, no mesmo local onde se encontrava a anterior casa de família. É uma propriedade privada e não se pode visitar.



A capela da casa encontra-se ao centro, unindo duas fachadas assimétricas.



















A Igreja Matriz ( São João Baptista) é do século XII.




Mantém muito do seu carácter românico, apesar de ter sofrido algumas alterações no século XVII, como  se pode observar pela data 1636 gravada na fachada principal.






Ladeando o portal encontram-se dois nichos, cada um com três pequenas esculturas  em granito representando São Pedro, São Paulo e os quatro evangelistas.




















Mantém ainda dois belos frescos.


A Casa da Comenda da Ordem de Malta é caracterizada pelas linhas rectas. A construção remonta ao século XVII, como indica a data 1611, presente no brasão do alçado principal, aliás o único elemento de maior decoração.







Bonito edifício (auditório municipal).

Pena o turismo abrir tão tarde aos domingos (14h)







Gostei muito de visitar Sernancelhe (dia 17 de setembro). Merecia uma estátua de Aquilino Ribeiro, natural deste concelho. Só a encontrei em Viseu, distrito onde se integra Sernancelhe.




Sem comentários:

Enviar um comentário