A minha Lista de blogues

domingo, 26 de agosto de 2018

Curiosidades

"Somente a curiosidade não envelhece connosco e fica sempre criança." Emanuel Wertheimer

Ontem, a visita ao museu de Bucareste deixou-me muito curiosa.

Bucareste sofreu um grande terramoto, em 4 de março de 1977, com a magnitude de 7.2 na escala de Richter e a duração de quase um minuto. Teve efeitos devastadores na capital romena. Cerca de 150 edifícios desmoronaram. 30 deles eram blocos de apartamentos. Morreram tragicamente aproximadamente 1500 pessoas.

Todavia, o terramoto transformou-se em pretexto para o ditador Nicolae Ceaușescu levar a cabo o seu plano para o coração da cidade, criando o gigantesco "Palácio do Povo", com a  intenção de o tornar centro do poder comunista. 



Muitos edifícios históricos foram demolidos. Por outro lado,  ficava justificado a construção de novos e grandes complexos, como o centro comercial Unirea, destinado a ser o maior da capital,  cobrindo uma área de 84.000 metros quadrados. Seria assim mais um símbolo da "época de ouro" do comunismo. 



Li que duas Igrejas foram "transportadas" para um local perto, para que os novos planos de "modernização" da cidade fossem plenamente alcançados. Ontem, quando me deitei já sabia que hoje tinha de ir ver o que se passara com as tais Igrejas. 
Foi no Egito, em janeiro deste ano, a única vez que visitei um local, onde aconteceu a mudança de uma grande estrutura para outro sítio com o monumento Philae; mas nesse caso foi desmontado pedra por pedra. No entanto, estas Igrejas foram "transportadas" inteiras.


 

A Igreja de Mihai Voda fundada em 1591 por Miguel, o Bravo, a qual, nos anos 80 do século passado, sofreu a trasladação de 300 m para dar lugar ao novo "centro cívico".

A nova localização...

Esta igreja  foi transladada apenas 25 m, mas ficou entalada entre dois mamarrachos..
.















Pronto... fiquei com a curiosidade satisfeita. 





Sem comentários:

Enviar um comentário