A minha Lista de blogues

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O álbum da viagem à Noruega

OSLO


 Palácio Real

Entre 1624 e 1924, a cidade de Oslo chamou-se Kristiania, o nome adotado após a sua reconstrução pelo rei Cristiano IV, na sequência de um incêndio, que destruiu a cidade.

A Noruega fez parte do Reino da Dinamarca por mais de 400 anos. Com o fim das Guerras Napoleónicas e a derrota de Napoleão, os dinamarqueses, aliados dos franceses, foram obrigados a ceder o território norueguês, em 1814, ao reino da Suécia (a qual tinha combatido contra o Imperador francês). Em 1905, o Storting (parlamento norueguês) passou uma lei que restabelecia a independência da Noruega.

O governo norueguês pediu ao príncipe Carl da Dinamarca (casado com a princesa Maud, filha do Rei Eduardo VII de Inglaterra e da rainha Alexandra da Dinamarca)  para se tornar rei da Noruega. Ele aceitou, após um referendo em que 80%  da população votou a favor da monarquia. Assim, a nova família real norueguesa desembarcou em Kristiania, em 1905. O rei passou a chamar-se Haakon VII e chamou o seu filho Olav (pai do atual Rei, Harald V, o primeiro a nascer na Noruega)

          Retrato da Rainha Alexandra num antiquário em Ålesund.

Estátua de Haakon VII na fortaleza de Bergenhus.




O Parlamento Norueguês (Storting). O sufixo ting é de origem Viking e designava as assembleias das aldeias .
Em 1814, aprovou uma das mais antigas Constituições da Europa, ainda em vigor.


A Catedral










Teatro Nacional














O Nobel da Paz é o único a ser entregue em Oslo, em vez de Estocolmo.

Câmara Municipal de Oslo 





Oslo criou o Centro do Prémio Nobel em homenagem a Alfred Nobel, engenheiro, químico e inventor da dinamite e aos prémios, que há mais de um século, foram instituídos por ele. Apresenta a biografia de Nobel,  os vencedores do prémio e os seus trabalhos.













Estação Central






Oslo, a capital escandinava, que me faltava conhecer...




TRONDHEIM



A Catedral de Nidaros destaca-se em toda a paisagem de Trondheim. Foi construída por cima do túmulo de S. Olavo, o rei Viking que se tornou o santo nacional da Noruega. É a maior igreja da Noruega. 




Assistimos na catedral à Sinfonia número nove de Bruckner, tocada pela Orquestra Sinfónica de Trondheim. Um excelente concerto.
















E foi também nessa cidade, Trondheim, que embarcamos no navio Zenith, que nos levou a conhecer,  durante uma semana, alguns dos belíssimos fiordes e magníficas paisagens  da Noruega.







ÅLESUND


Ålesund é uma curiosa combinação de fiordes, montanhas e um centro histórico dos princípios do século XX, construído em estilo Arte Nova.


A manhã começou com um excelente pequeno almoço, em que não faltaram ovos Benedict, um "must" em todos os meus cruzeiros. Aqui, apesar da primeira refeição ser buffet, prontamente ofereceram-se para nos prepararem.

Depois, estávamos prontos para explorar a cidade, por nossa conta.











Devido ao mau tempo com chuva e vento, resolvemos dar um passeio num autocarro turistico Hop On Hop Off. Quando a visita terminou já não chovia.







GEIRANGER














Património da Humanidade da Unesco


Como a aldeia e o porto são muito pequenos o desembarque fez-se através de um braço articulado, uma extensão da pequena área portuária para permitir o desembarque confortável de um navio tão grande.

















HELLESYLT



Hellesyt  é conhecida pelas imensas quedas de água.









































FLAM












Aqui o porto também era pequeno, mas conseguimos acostar.






Igreja octogonal de 1842












A povoação de Flam fica no fundo do  Aurlandsfjord, um braço do imponente  Sognefjord.
Daqui partimos de camioneta e fomos à aldeia Gudvangen, rodeada de montanhas altas.



Nærøyfjord. Chama-se assim em honra do deus Nærøy. A água dos fiordes nunca gela devido à corrente quente do México. A água é uma mistura de salgada e doce.




Lago Oppheim (gela no inverno).

e

Cascata Tvinde

No regresso a Flam a camioneta desceu por uma antiga estrada por onde se fazia antigamente a entrega do correio. Era muito ingreme, mas alcatroada. Uma senhora ao meu lado estava apavorada, mas eu que nem gosto destas coisas mais radicais não tive medo. A vista era soberba e tirei muitas fotos. 
O meu marido e eu recordamos uma aventura na Turquia, mais precisamente no Mar Negro, quando o motorista, a guiar um mini bus que transportava a minha família, quis fazer um desvio ao cimo da montanha por um caminho de terra enlameado. A subir, ele ia sempre dizendo que estava perto, mas ao descer,  ao ver o  abismo e reparar que tinha de se fazer marcha atras para dar a curva, com o carro a derrapar, tive dos maiores sustos da minha vida e não pude conter o choro, pois pensei que íamos todos cair dali abaixo…




A guia  contou uma historia engraçada, que fez a dita senhora ainda mais nervosa: dois homens, um motorista e um padre, iam a passar pela estrada, tiveram um acidente e morreram. O padre foi para o Purgatório e o motorista direto para o Céu. Quando o padre indagou junto de São Pedro dos motivos da discriminação, o Santo respondeu-lhe que as suas missas eram muito aborrecidas, ao passo que, quando o motorista guiava por aquela estrada, as pessoas punham-se logo a rezar….. humor norueguês!?

BERGEN


Bergen foi a capital da Noruega até 1299, quando Oslo passou a ser a capital. Hoje em dia é a segunda maior cidade do país, depois de Oslo, seguida por Trondheim.

A parte antiga da cidade chama-se Bryggen. Está junto da baía e é rodeada por casas  do tempo da Liga Hanseática. Em 1979, passou a integrar a lista do Património da Humanidade da Unesco.











O compositor norueguês Edvard Grieg (1843-1907) nasceu em Bergen









O bonito coreto num jardim cheio de flores






A Igreja de Santa Maria, do século XII, o edificio mais antigo da cidade


STAVANGER











Foi o último porto que visitei na Noruega. De cidade mais pobre, passou a uma das mais ricas devido à descoberta do petróleo, como testemunha o seu museu dedicado à exploração petrolífera.






Monumento das espadas gigantes de Mollebukta.

Foi aqui que Harald, o primeiro rei da Noruega, proclamou a união do país, em 872. O monumento consiste em 3 espadas de pedra, pregadas ao chão. Simbolizam a Paz, a Unidade e a Liberdade. Os seus punhos imitam espadas Vikings encontradas em diferentes partes do país. O monumento foi criado por Fritz Røed (1928-2002) e inaugurado pelo rei Olavo em 1983.






Ledaal Manor foi construida como residência de verão para a família Kielland, em 1799-1803. Hoje em dia, é um museu, uma casa para cerimónias oficiais da cidade e também serve como residência do Rei, quando está em Stavanger.



O que gostei mais de ver em Stavanger foi o centro histórico com casas de madeira dos séculos XVIII e XIX, onde se encontram cafés simpáticos e galerias de arte.





Viagem aos Fiordes da Noruega
Noruega, Agosto 2018




Sem comentários:

Enviar um comentário