A minha Lista de blogues

domingo, 26 de maio de 2019

Colecionar é recordar

Há diversos tipos de colecionadores. Sou do tipo "amador". Era incapaz de gastar uma fortuna por uma peça que faltasse na minha coleção, como fazem os verdadeiros colecionadores.
A maior coleção que tive foi de porta-chaves de diversos países e incentivei a minha filha a continuar. No seu quarto de adolescente tinha orgulho nos quatro quadros que mandei fazer para pendurar os porta-chaves, que estavam apinhados sem espaço de folga. Com o passar do tempo e redecoração do quarto os porta-chaves deixaram de ter lugar. Estão agora guardados na garagem, à espera que a nova geração se interesse por eles 


Os quadros ainda tiveram uso, depois de forrados com um novo pano: serviram para expor o plano das mesas na festa do casamento da minha filha.


Depois foi a coleção de canecas...

E as fotografias e molduras? São muitas e continuam a crescer, agora com três netos...





Em Caracas adquiri umas bonitas caixas em madeira. Já não tenho espaço para mais, no entanto na república da Moldova ainda comprei uma...







As caixas começaram por ser em porcelana, da Vista Alegre, que me foram oferecendo, depois vieram as de prata, essencialmente da Turquia.
Com netos pequenos, muitas  tiveram de ser guardadas e quando vou a Portugal já nem as vejo.





Na minha recente viagem a Malta vi num museu uma bonita coleção de  pequenos frascos de perfume em prata, que serviam para as senhoras despertarem, quando estavam a sentir-se mal, porque o espartilho se tornava insuportável...






Esta coleção deu-me um "clique" e pensei que ia trazer para Bucareste a minha pequena coleção de caixas de comprimidos (a maioria foi  herdada) e é fácil de transportar. 






Fui a uma ouriversaria e mandei gravar duas delas, sem ornamentação, com a letra B. 


Há que começar a dividir as coisas para não deixar os pais desprevenidos sem saber o que fazer com as minhas pequenas coleções ou memórias. Esta  é para a minha neta Beatriz, mas hoje, um dia após o meu regresso, está à vista. Assim sempre as posso gozar...  

Colecionar é recordar...


Sem comentários:

Enviar um comentário