A minha Lista de blogues

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Visita do Papa Francisco à Roménia


O Papa Francisco visita a Roménia durante três dias. Bucareste no dia 31 de maio.










trânsito esteve caótico e nem com as escolas fechadas se sentiu melhoria.
No Palácio Cotroceni



Depois de muitas cerimónias oficiais, hoje foi a primeira vez que estive na presença do Papa.

Logo após a chegada ao aeroporto,  o Papa foi ao Palácio Cotroceni, onde teve um encontro com o Presidente da Roménia e o Corpo Diplomático.






Logo de seguida houve uma cerimónia privada no Patriarcado, mas transmitida em direto pela TV e as pessoas na catedral puderam assistir.



No percurso entre o Patriarcado e a Catedral Ortodoxa não usou o papamóvel, mas sim um pequeno Dacia, apesar do primeiro estar lá estacionado.












Foi muito complicado chegarmos à Catedral Nacional, pois havia muitas ruas cortadas, mas por fim vi pela primeira vez a catedral, ainda em construção. A sua edificação começou em 2011 e foi dedicada ao Apóstolo André. Situa-se num terreno oferecido pelo estado romeno, como um ato de reparação pelas cinco antigas igrejas existentes na área três das quais foram demolidas e duas mudadas para outros locais pelo regime comunista para que fosse construída a Casa do Povo, hoje em dia o Palácio do Parlamento. Nesse sentido a nova Catedral Nacional é um "símbolo de Ressureição das igrejas demolidas e também um símbolo da liberdade religiosa do povo romeno, depois de quase 50 anos de regime comunista " (palavras do Patriarca Daniel da Roménia)

Houve diversos pontos de paragem por motivos de segurança e, felizmente, encontrei um guarda muito simpático. Mostrei-lhe o meu convite e ele pediu a minha identificação. Disse-lhe que não tinha levado, porque, como ele podia ver, a minha carteira era muito pequena. Ele sorriu e disse que compreendia... Claro que o meu marido também veio ajudar-me mostrando a sua e a dizer que era a sua mulher...Disse-me depois que tenho de andar sempre com o cartão de identificação...


Na Catedral fiquei muito bem sentada na segunda fila.
A primeira era para o presidente, a primeira-ministra, antigos presidentes, a guardiã da coroa romena e sacerdotes. Estava entretida a tirar fotos do grande ecrã de TV, colocado à direita e esquerda do altar, quando avisaram que deviamos desligar os telemóveis e não seria permitido fotografias. Achei um disparate, mas estava a cumprir até entrar o Papa e toda a gente sentada à minha frente começar a gravar e fotografar. Decidi fazer o mesmo...




O Papa Francisco recebeu um ícone de Santo André, o Padroeiro da Roménia. 



Da Catedral Ortodoxa o Papa foi para a Católica celebrar missa transmitida num grande ecrã numa praça junto ao Ateneu, onde se realizou um jantar volante.



O Papa não compareceu ao jantar, mas ainda andou de papamóvel pela praça, antes de começar a chover.


A saída da Catedral foi dificil, novamente com muito trânsito cortado, mas valeu a pena. Foi uma oportunidade histórica..














Notícias relacionadas:


   The film of a Day to Remember (Nine O´clock)









Sem comentários:

Enviar um comentário