A minha Lista de blogues

domingo, 8 de março de 2020

Dia da Mulher


O dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, em 1975, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. No entanto, a ideia de criar o Dia da Mulher surgiu, entre o final do século XIX e o início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e direito a votar.

O ano passado, na Roménia, fiquei surpreendida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros ter oferecido uma receção às mulheres dos diplomatas a trabalhar em Bucareste. Em Portugal isso nunca aconteceu, que me recorde da parte de qualquer político: nem no Dia da Mulher nem nos cumprimentos de Ano Novo as mulheres são convidadas e ouvem uma palavra de apreço pelo seu trabalho. Talvez seja porque hoje em dia não se valoriza  ser-se mulher de alguém, com a igualdade de direitos tanto dá ser um companheiro ou companheira...

Por mim, passei um bom dia, muito relaxante, na companhia do meu marido, que chegou ontem para celebrar as suas mulheres: a mãe, que fez 90 anos esta semana, a neta que também nasceu esta semana e a mulher, que faz anos na próxima. Uma sortuda. Pena ser tão pouco tempo.

Feliz Dia para todas...

Sem comentários:

Enviar um comentário