A minha Lista de blogues

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Medidas profiláticas...





Na luta contra a COVID-19 está a ser testada a hidroxicloroquina, tradicionalmente usada no tratamento da malária. Quando visitei Àfrica pela primeira vez fiz um tratamento com uns comprimidos, que deviam ter essa substância ou então quinino, um produto natural trazido da América do Sul para a Europa pelos jesuítas no século XVI. Aqueles padres tinham constatado que o povo Quechua usava a casca da planta Cinchona para extrair um pó usado no tratamento da malária e outras doenças. Ah...é verdade... o quinino também é hoje em dia usado para dar um sabor especial amargo à água tónica (5 mg de quinino/litro).

Passei então ao meu gin, que contém 40% de álcool (etanol). Este, como se sabe é um produto usado no gel desinfetante, ao qual adicionei: água tónica, com o importante quinino; uma rodela de limão, pois a vitamina C ajuda a combater o virus; uns grãos de pimenta rosa, com anti-oxidantes, que retardam o envelhecimento e portanto muito úteis  para a população vulnerável em confinamento; e, por último, uma semente de cardamomo, uma das especiarias mais antigas do mundo, originária do sul da India, muito apreciada por Vasco da Gama, com propriedades nutricionais, que contribuem para ajudar a função respiratória afetada pelo vírus.

Esta bebida foi sugerida por um amigo, professor de Química e preparada pelo meu vizinho, que é nutricionista.

E lá estou a apreciá-la na companhia das minhas formiguinhas....

Quem diria que um gin tónico poderia ter tantas propriedades medicinais?

Tchim Tchim..


Sem comentários:

Enviar um comentário