A minha Lista de blogues

terça-feira, 19 de abril de 2022

O museu de Porcelana em Augarten, Viena

Com a fundação da manufatura de porcelana de Viena em 1718, a Áustria tornou-se o segundo país com a mais antiga porcelana da Europa, depois de Meissen (1710), na Alemanha.

 Em 1744, a companhia transformou-se na Manufatura Imperial controlada pelo estado sob os auspícios da Imperatriz Maria Teresa. 


Contudo, o aumento da competição de outros países ditou, em 1864, o fim dessa manufatura austríaca de porcelana: o Imperador Francisco José consentiu que a proposta do parlamento para o seu encerramento fosse efetivado, apesar de logo se ter verificado o erro. 

A sucessora dessa herança foi a manufatura de porcelana de Augarten, criada em 1923.

O imperador Francisco José e a sua mulher, a imperatriz Elisabeth (Sissi).




O museu da porcelana de Augarten abriu em 2011. São dois andares que partilham um grande forno, que me fez lembrar o que existe no Museu da Vista Alegre em Ílhavo. 





A exposição começa com uma explicação dos elementos essenciais para o fabrico de porcelana: quartzo, caulino e felspato .

Pode-se ler sobre a história da manufatura de porcelana e ir visualizando peças de diversos periodos.




A exposição é pequena. Na loja do museu encontramos muito mais artigos, mas com preços proibitivos. Comprei, como recordação, um ovo de Páscoa (ovo verdadeiro pintado, não de porcelana), porque achei engraçado ter o desenho da rosa da caixa de porcelana, que comprei, há uns anos, em Salzburgo.



Caixa de porcelana Augarten, e ovo pintado com o mesmo motivo.

Quem me conhece sabe que gosto muito de porcelana e até já fiz um post dedicado a algumas peças bonitas.

Lembro-me muito bem do serviço de jantar da minha avó Maria (1892-1975), o qual  está na origem de ter escolhido uma caixa com uma rosa parecida; o que não imaginava era como os desenhos de diversas fábricas são tão parecidos.



Serviço de jantar da Vista Alegre (VA) da minha avó  
Só o leiteiro é que está intacto.


Bule em porcelana Meissen . Foto retirada do sítio da Meissen online.



E já agora, a falar de coisas bonitas, uma fotografia da terrina do bonito serviço de casamento da minha avó  Rosa (1883-1967) da VA.

Uma coisa é certa: tanto a porcelana da Vista Alegre (fundada em 1824) como o seu museu (criado em 1947) mostram igualmente grande qualidade e história rica, equivalente a outras grandes companhias europeias. 

E muito obrigada à minha irmã e prima que me remeteram as fotografias das bonitas peças, que restam dos serviços das avós.  

Sem comentários:

Enviar um comentário