A minha Lista de blogues

sexta-feira, 17 de março de 2023

Em Florença

Ponte Velha


As pontes do rio Arno

A nossa primeira visita foi ao Palácio Pitti, a principal residência dos Médici no século XVI e mais tarde dos Habsburgos.


Sala Verde e leão na fachada do Palacio Pitti

Galeria Palatina contém uma grande coleção de Pintura Renascentista, mas as obras não estão expostas por ordem cronológica, como na maioria dos museus. Os diversos e luxuosos salões revelam o gosto requintado dos seus antigos habitantes e os quadros estão expostos nas molduras originais. Fiz questão de procurar minuciosamente todos os Rafael...mas também vi outros, que me chamaram a atenção por diversas razões, sobretudo por me recordarem reproduções ou personagens históricas.


Rubens. O duque de Buckingham; Velázquez. Filipe III


Van Dyck. Carlos I de Inglaterra e Henriqueta de França


Murillo. Nossa Senhora com o Menino; Ticiano. Hipólito de Médici

Como o nosso bilhete incluía a Galeria dos Uffizi, seguimos a pé para esse fantástico museu.

 


Gosto muito deste retrato de Bia de Médici, filha do Grão Duque da Toscana, da autoria de Bronzino. Há 10 anos, ofereceram-me uma reprodução dos brincos. Mal imaginava que ia ter uma neta Bia...


Bronzino. Cosimo I de Médici; Vasari. Lourenço, o Magnifico.

 
Botticelli: um pintor que a minha irmã gosta muito.




Com o David da Piazza della Signoria e com o original na Academia



Não entrámos no Duomo. Havia uma grande fila e já conheciamos.  Depois de Siena é dificil...A primeira visita foi há mais de trinta anos e, enquanto aguardávamos a entrada, um daqueles pintores sentados à volta da magnífica Catedral fez o retrato dos meus filhos; e a segunda vez, há dez anos, porém ficámos um pouco desapontados nessa ocasião, porque não vimos o retrato de Dante, que tinha sido emprestado para uma exposiçáo...



Mas visitámos Santa Maria Novella, onde já tinha estado...










Passeámos muito e admirámos os belos palácios a cada esquina ...



Florença em dezembro 2013


Viajar é também recordar. Disse ao meu marido que bem podia haver um filme com um final como Casablanca... We`ll always have Florence...


Sem comentários:

Enviar um comentário